Já pensou que alguém compra uma obra de arte digital a um preço justo na internet e essa pessoa recebe um token digital exclusivo que verifica sua propriedade da obra de arte adquirida. Você não acha que seria fantástico? Isso já é realidade graças às NFTs.
O mercado de arte digital e colecionáveis é atualmente dominado por Tokens não fungíveis (NFTs), promovidas como o equivalente digital de colecionáveis, da mesma forma que o Bitcoin foi inicialmente promovido como a resposta digital ao dinheiro.
Como resultado, os estilos de vida dos artistas digitais estão mudando como resultado do boom nas vendas para o mercado de criptomoedas. Enfim, você veio ao lugar certo se quiser saber o que são NFTs. Boa leitura!
O que são NFTs?
Os tokens não fungíveis (NFTs) são ativos digitais que não podem ser trocados por outros tokens de igual valor.
Essas moedas virtuais, ou ativos criptográficos, são sustentadas pela tecnologia blockchain . Elas não são iguais a outras moedas digitais (como Bitcoin ou Ethereum), portanto, não podem ser negociadas ou trocadas por elas.
A própria definição de NFT sugere que ele possui características que o tornam inerentemente insubstituível. Tanto a moeda fiduciária quanto as moedas digitais podem ser trocadas livremente uma pela outra.
Confira algumas características mais importantes desse tipo de ativo:
- Ativo digital: obras de arte, música e jogos baseados na Internet podem ser representados por NFT, um ativo digital respaldado por um certificado de autenticidade gerado pela tecnologia blockchain que sustenta as criptomoedas;
- Único: inalterável; não pode ser copiado ou forjado;
- Exchange: a negociação NFT é feita usando sites especializados e criptomoedas como Bitcoin.
O que são tokens?
Os tokens, no sentido de representações digitais de ativos físicos, têm o potencial de digitalizar praticamente tudo, de pinturas a títulos. E todos que possuem um ativo podem tokenizá-lo.
Deve fazer sentido para quem faz negociação que algo seja transformado em um NFT. Por exemplo, se o primeiro tweet divulgado na história foi vendido, surge a questão de saber se também posso ou não vender meus tweets.
Claro! Embora você seja livre para vender seu tweet se quiser, lembre-se de que o valor do seu tweet será significativamente menor se não for o primeiro postado na história.
Esse valor é, afinal, culturalmente determinado. Os valores são colocados em itens que são raros (havia apenas um tweet original), enquanto as semelhanças são muitas vezes desconsideradas.
Um bom exemplo de tipo comum de transações de NFTs, são as trocas de obras de arte em jogos. Além disso, a capacidade de fazer o próprio avatar é um produto em si para vários jogos nesse tipo de mercado NFT — qualquer pessoa que queira usar seu personagem terá que pagar para fazê-lo.
O que significa token fungível e não fungível?
A definição prática de um token não fungível é um certificado digital que pode ser visualizado por qualquer pessoa para verificar sua autenticidade, mas não pode ser alterado. Tente visualizar o cenário que apresentarei para você abaixo sobre um token não fungível.
A versão NFT de “Crossroad”, uma obra digital do artista americano Mike Winkelmann (também conhecido como Beeple), pode ser baixada online (a cópia pode ser baixada, mas a versão original não).
O item apresenta um ex-presidente dos Estados Unidos nu com escrita obscena por todo o corpo. Infelizmente, este arquivo que você baixou (a cópia) não serve para nenhum propósito útil e não pode ser vendido.
Aliás, apenas a pessoa em posse de seu token não fungível, que funciona como um certificado digital de propriedade, pode reivindicar o título legal da obra, que foi vendida no primeiro trimestre de 2021 por US$ 6,6 milhões
Por outro lado, o dinheiro é um bem fungível porque pode ser trocado por outras formas de moeda. Se o valor de uma nota real for o mesmo, ela pode ser trocada. Obras de arte, espécimes únicos e outros itens são exemplos de itens não fungíveis.
Cada token fungível é criado para ser idêntico ao anterior. Qualquer outro token do mesmo tipo pode ser trocado por um token fungível. Cada um desses tokens é o mesmo. Como resultado, tokens fungíveis podem ser negociados.
Na verdade, a fungibilidade é o que torna as criptomoedas únicas por definição.
As criptomoedas em geral são fungíveis. O Bitcoin e o Ethereum são exemplos fungíveis.
Por terem o mesmo valor, um Bitcoin (ou parte dessa criptomoeda) pode ser trocado por outro. O mesmo ocorre com o Ethereum.
Os tokens que são fungíveis não são únicos e são divididos. Eles também facilitam a negociação e a troca porque a fungibilidade denota que todos os tokens têm o mesmo valor.
Para concluir, a maioria dos tokens fungíveis em criptografia são criados usando o padrão ERC-20 do blockchain Ethereum.
Leia também: Tecnologias disruptivas: o que são, quais os tipos, vantagens + 4 exemplos!
Como funciona o NFT?
Ao ler até essa parte do texto, você já fez algum progresso na compreensão de NFTs, agora entenda como funciona o NFT:
- A plataforma mais popular para NFTs, um livro público distribuído que registra transações, é o blockchain Ethereum;
- Os tokens digitais chamados New Financial Tokens (NFTs) têm o potencial de armazenar dados extremamente valiosos;
- Eles podem ser comprados e vendidos como outras obras de arte observáveis porque a oferta e a demanda determinam principalmente seu valor;
- Os IDs distintos dos NFTs facilitam a verificação de propriedade e transferência de tokens entre os titulares.
Para que NFT é usado?
Muitas pessoas que gostam de colecionar arte ou negociar criptomoedas usam NFTs. Além disso, o NFT pode ser usado como:
- Conteúdo digital: boa parte das vezes os NFTs estão sendo usados na criação de conteúdo digital no momento. Como resultado dos NFTs, os criadores podem ganhar mais dinheiro com as plataformas que usam para distribuir seu trabalho, o que, por sua vez, ajuda a alimentar uma economia baseada na criação original.
- Itens de games: o uso de NFTs como moeda do jogo gerou muito interesse entre os designers de jogos. Os jogadores podem ganhar muito com NFTs. Em um MMO típico, suas únicas opções reais de personalização são cosméticos – comprar novas roupas ou armas para seu personagem. Ao usar NFTs, você pode recuperar seu investimento revendendo os tokens para outra pessoa.
- Investimento e garantias: tanto o NFT quanto o DeFi (Finanças Descentralizadas) usam a mesma tecnologia subjacente para fazer investimentos e fornecer garantias. Usando um aplicativo DeFi, você pode obter um empréstimo garantido. Colaborando para pesquisar a viabilidade de NFTs como garantia, NFT e DeFi.
- Nomes de domínio: o nome do seu domínio será mais curto e mais fácil de memorizar usando NFTs. Você pode pensar nisso como um nome de domínio de site para seu endereço IP, pois tornará seu endereço IP mais fácil de lembrar e mais importante para você a longo prazo.
Um número crescente de celebridades, incluindo Snoop Dogg, Shawn Mendes e Jack Dorsey, estão investindo no NFT liberando e vendendo suas próprias memórias pessoais e obras de arte como NFTs securitizados.
Quais os tipos diferentes de NFTs
As várias previsões feitas sobre o futuro das NFTs e seu valor e riscos tornaram-se grandes pontos de discussão.
Com a tecnologia blockchain, tokens não fungíveis podem revelar a origem genuína de um item. A fim de proteger a exclusividade dos direitos de propriedade de um indivíduo, os NFTs podem ser usados para restringir o acesso a esses ativos ou impedir que sejam usados.
O aumento do interesse em NFTs como um todo pode ser alimentado pela infraestrutura em expansão e potencial inovador do campo.
Como resultado, o desenvolvimento de novos NFTs deve ser antecipado. Você pode examinar algumas das variantes NFT mais conhecidas em uso hoje.
A seguir estão exemplos dos tipos diferentes de NFTs:
- Coleções: é como cartões colecionáveis, porém no formato digital. Um cartão NBA Top Shot NFT do LeBron James rendeu US$ 208.000 há alguns anos.
- Videogames: nos videogames, tokens não fungíveis (NFTs) podem substituir a terra, o castelo ou a arma virtual do jogador.
- Música: músicos agora podem viver de suas criações graças à tecnologia blockchain, que permite que eles publiquem suas músicas como NFT na forma de edições limitadas, por exemplo. As receitas de muita gente foram preservadas antes da pandemia chegar.
- Cinema: o curta-documentário Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah se tornou o primeiro filme indicado ao Oscar a ser vendido desta maneira (em 2015).
- Esportes: os jogadores da National Football League estão usando o NFT para aumentar seus ganhos com o licenciamento de imagens. O Spencer Dinwiddie, um jogador da NBA, tokenizou seu contrato para que outros possam investir nele.
- Moda: a CryptoKicks é uma tecnologia patenteada pela Nike que permite que NFTs sejam incorporados em bens tangíveis como tênis.
Saiba também: Integridade de dados: o que é e qual a importância para as empresas
Como criar um NFT?
A criação de um NFT pode ser feita em uma bolsa de criptomoedas ou no mercado NFT.
Uma peça de arte digital é frequentemente associada a NFTs. Pode ser uma fotografia, uma composição musical ou até mesmo um breve videoclipe.
Enfim, o objetivo é produzir um produto de mídia digital único que possa ser comprado e vendido como uma pintura em um museu.
Como e onde comprar NFTs?
Hoje em dia comprar um NFT não é algo tão simples. Para começar, é necessária uma carteira digital de criptomoeda.
Para interagir com o blockchain Ethereum, a ferramenta mais popular é o MetaMask.
Usando os fundos desta carteira, pode-se facilmente realizar transações em um mercado que atende à compra e venda de NFTs.
A OpenSea, uma plataforma americana lançada em 2017, é a mais recente e de longe a maior e mais utilizada.
Arte, colecionáveis, nomes de domínio, música, fotografias e muito mais são apenas alguns dos NFTs que você pode adquirir na OpenSea .
Além da OpenSea, há outros mercados de tokens não fungíveis onde é possível comprar e vender NFTs, veja quais são eles abaixo:
Vantagens e Desvantagens de investir em NFTs
Em primeiro lugar, o termo “investir em NFTs” é enganoso porque as NFTs não são tecnicamente uma classe de ativos.
Um NFT é análogo a um título de carro, pois serve como uma representação digital de propriedade e é registrado em um blockchain.
Seria tolice comprar um ativo simplesmente porque ele foi convertido em um NFT, assim como você não compraria um carro apenas pelo título de papel que o acompanha.
Isso não quer dizer que colocar dinheiro em ativos tokenizados seja uma má ideia em geral.
Você pode decidir adquirir um ativo se encontrar um de que goste e puder fazê-lo.
A tokenização de ativos aumenta a probabilidade de você obter acesso às vantagens dos NFTs.
No entanto, você não deve investir em NFT a menos que esteja ciente e preparado para os riscos envolvidos.
Confira abaixo as vantagens e desvantagens de investir em NFTs:
Prós:
- Uma chance de aprender mais sobre a tecnologia blockchain;
- Qualquer pessoa pode investir em NFTs;
- Uma blockchain garante a propriedade.
Contras:
- NFTs não são um tipo de ativo;
- A produção de NFT requer muita energia;
- Você pode precisar possuir Ethereum (ETH).
A relação entre NFT, blockchain, criptomoedas e metaverso
Apesar de suas diferenças, tanto a NFT quanto as criptomoedas são sustentadas pela rede blockchain.
No que lhe diz respeito, o blockchain permitirá que NFT e criptomoeda sejam usados para transações monetárias dentro do metaverso, o universo virtual coletivo, imersivo e hiper-realista que aspira a revolucionar a internet como a conhecemos.
Não se preocupe se você ainda estiver confuso com todos esses termos. Algumas dessas tecnologias ainda estão em fase experimental, e este é um campo de estudo relativamente novo.
Mas as semelhanças param por aí. As criptomoedas, ao contrário das NFTs, são commodities negociáveis.
Em outras palavras, as criptomoedas são bens fungíveis “podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade”, conforme prevê o Código Civil Brasileiro.
Isso quer dizer que uma nota de R$ 100 pode ser trocada por duas notas de R$ 50, tornando-a fungível. A mesma ocorre com as criptomoedas, ou seja, são divisíveis e podem ser trocadas por outras criptomoedas ou ativos digitais. Aliás, pode-se comprar uma pequena quantidade de uma criptomoeda no mercado.
Por sua vez, a rede blockchain será usada pela economia do metaverso, que incluirá NFTs e criptomoedas.
Exemplos de NFTs na vida real
As NFTs para obras de arte digitais são os exemplos de NFTs na vida real.
A proveniência e propriedade de tais ativos podem ser confirmadas pela tecnologia blockchain, permitindo a avaliação de tais itens.
The Merge, uma obra de arte do artista Pak, foi vendida por US$ 91,8 milhões, tornando-se um dos NFTs mais caros já vendidos.
Esta obra de arte estabeleceu uma nova referência para o preço mais alto já pago por uma obra de arte pública criada por um artista vivo.
Os NFTs colecionáveis, que operam de maneira semelhante às NFTs de arte, respondem por uma quantidade considerável de vendas nos NFT Marketplaces.
O lado bom é que esses NFTs podem funcionar como qualquer coisa, incluindo objetos de arte e colecionáveis.
No entanto, nem todos os NFTs derivam seu valor de uma semelhança ou colecionável.
Os NFTs, por exemplo, têm muito a oferecer no setor de finanças descentralizadas (DeFi) por causa do valor e da utilidade que trazem para a mesa.
Os tokens não fungíveis (NFTs) que concedem aos detentores acesso a um pool privado de investimentos são um tipo de NFT que possui um mercado secundário devido ao valor que fornecem aos investidores.
Da mesma forma, recursos bem recebidos incluem artistas que lançam faixas de álbuns ou até álbuns completos em NFTs e ingressos que concedem entrada para shows e eventos em uma ampla gama de demografia.
No entanto, as NFTs para videogames se tornaram uma resposta eficaz à necessidade premente do mercado por commodities raras que podem ser compradas e vendidas entre os jogadores.
O CryptoKitties, um jogo desenvolvido no Ethereum no qual os jogadores podem adquirir, criar e trocar gatinhos digitais, foi uma das primeiras iniciativas de NFT a atrair atenção generalizada.
O jogo se tornou tão popular que desacelerou a rede Ethereum. Devido às vantagens dos NFTs e da tecnologia blockchain, surgiu um negócio de jogos NFT de vários bilhões de dólares.
A aceitação rápida e ampla dos NFTs é encorajada pela baixa barreira de entrada envolvida em seu aprendizado.
Como esses ativos só podem ser comprados com criptomoeda, tudo o que você precisa é de uma carteira de criptomoedas com alguns fundos em um corretor e uma busca por eles nas NFTs.
Por isso, fique de olho no blog da UPGrade TI acompanhar tudo que acontece no mundo da tecnologia da informação, informática, ativos digitais e muito mais!