Há inúmeras soluções de suporte técnico de TI disponíveis no mercado e cada uma tem os seus próprios pontos fortes e fracos.
Isso pode complicar o processo de tomada de decisão, dificultando chegar ao melhor ajuste quando uma organização decide investir neste tipo de serviço.
Uma abordagem sistemática para a tomada de decisões pode ajudar a simplificar o processo de avaliação.
Abaixo você encontrará dicas para escolher o fornecedor ideal de suporte técnico de TI para a sua empresa e aprender a otimizar os processos gerenciais do sistema do seu negócio.
Por que terceirizar o seu TI?
Terceirizar os seus serviços de TI pode trazer muitos benefícios para sua empresa e é o que mais as companhias têm feito nos últimos anos. Isso é levado em consideração já que surgiu altas demandas, tanto nos negócios quanto nos avanços da tecnologia.
A procura por suporte de TI terceirizado é pelo fato de poucas empresas possuírem uma equipe especializada que sejam rápidas para tornarem os processos empresariais mais dinâmicos e precisos.
Para as empresas que possuem a sua própria equipe de TI, os processos acabam se tornando repetitivos, mas precisam ser executados, sem que agregam valor direto. Diferente disso, uma equipe terceirizada assume demandas mais estratégicas, focando na resolução e melhorias dos processos das empresas.
De modo geral, contar com um suporte técnico de TI para sua empresa é ter a garantia de atualização contínua para inibir quaisquer problemas, implementando tecnologia de ponta, melhorando processos, reduzindo custos e aumentando a produtividade da equipe.
Dicas para escolher o fornecedor ideal de suporte técnico de TI para sua empresa
Antes de contratar um suporte técnico de TI para sua empresa, é importante pensar nas necessidades do seu negócio, na experiência, flexibilidade dos serviços e assistência tecnológica que a empresa poderá fornecer e assim, conseguir escolher o melhor fornecedor.
Veja algumas características que devem ser levadas em consideração:
1. Flexibilidade
Toda e qualquer empresa tem a visão de qual posição está, para onde quer ir e como deve chegar lá. Apesar disso, trilhar o caminho para o sucesso pode não ser fácil, já que oportunidades de crescimento e desenvolvimento passam a surgir.
Deste modo, é importante escolher um fornecedor ideal que acompanhe e valorize essa flexibilidade e seja capaz de fornecer soluções estratégicas que contribuam no crescimento do seu negócio e ainda ajude a reduzir os custos quando necessário.
2. Especialista no negócio
Contar com uma equipe especializada, que compreende profundamente o funcionamento do negócio, pode ter um impacto significativo no desempenho e na produtividade da empresa.
Nesse sentido, é crucial analisar não apenas a expertise da equipe, mas também a sua capacidade de adotar estratégias tecnológicas inovadoras que estejam alinhadas com as necessidades da organização.
A colaboração entre a equipe especializada e a empresa deve ser vista como uma parceria estratégica, onde a troca de conhecimentos e ações conjuntas são fundamentais para alcançar resultados excepcionais.
3. Diligência
Enfrentar problemas nos softwares da sua empresa pode tornar o dia pior para você e sua equipe, especialmente para seus clientes que utilizam alguma plataforma de acesso, caso você venda ferramentas automatizadas.
Diante disso, contar com um suporte técnico de TI para sua empresa pode otimizar a funcionalidade e evitar que problemas como esses ocorram, trazendo prevenções necessárias, economizando no tempo e custos ao seu negócio.
4. Inovação
A equipe terceirizada de TI como qualquer outra precisa estar atenta às inovações do mercado e oferecer para sua empresa experiências e suporte na transição de novos programas que sejam benéficos e evolutivos para o seu negócio.
Ainda assim, muitas empresas conhecem as novas tendências e querem soluções alinhadas para se manterem à frente da concorrência no mercado.
5. Considere seu orçamento
Se você estiver trabalhando com um orçamento apertado, considere contratar um suporte técnico de TI para sua empresa que ofereça um bom custo e qualidade. Afinal, nem sempre o menor preço trará tanta qualidade e especialização em relação aos inúmeros serviços disponíveis no mercado.
A equipe de TI pode oferecer diversos serviços para sua empresa e é fundamental haver um brainstorming do que é importante para o seu negócio e que tipo de serviço deve ser utilizado.
Por isso, trabalhe com o melhor fornecedor de suporte técnico para sua empresa para alcançar os objetivos e propor ferramentas que sejam compatíveis com as ideias do seu negócio.
6. Observe a reputação do fornecedor
Fornecedores com boa reputação tendem a ser confiáveis. Certifique-se de saber sobre quaisquer reclamações contra eles. No mais, verifique as avaliações publicadas online. Você pode pesquisar no Google por avaliações dos produtos que está considerando.
Quais são as categorias de TI que podem ser outorgadas a terceiros?
Atualmente, a terceirização de serviços de TI, tem se tornado um fenômeno global, devido ao crescimento da demanda por tais serviços. Embora as empresas já possuam uma área interna dedicada à Tecnologia da Informação e Sistemas, a necessidade de serviços terceirizados de TI, tem aumentado constantemente.
Esse serviço é necessário para empresas de todas as magnitudes. Existem várias formas de realizar a terceirização de TI, mas é crucial entender que essa modalidade não visa substituir o atendimento presencial, apenas complementá-lo.
Esse aumento na demanda por terceirização de TI indica o crescimento no setor. É nesse ponto que o Outsourcing se torna relevante, pois permite que as empresas configurem a infraestrutura e as facilidades necessárias.
Modalidades de Terceirização
No entanto, seja por falta de recursos financeiros para investir em novas tecnologias ou por requisitos específicos de um projeto, as empresas buscam alternativas no Outsourcing, com base nas suas necessidades e requisitos.
A terceirização por meio de um fornecedor de suporte técnico de TI pode ser categorizada de duas formas. A primeira é baseada na localização do prestador de serviços em relação à empresa contratante:
- Off-Shore: É quando a empresa procura talentos que podem estar localizados geograficamente distantes, proporcionando acesso à mão de obra qualificada a um custo menor. Esse tipo é bastante popular e beneficia tanto a empresa contratante quanto o prestador de serviços.
- On-Shore: Nesse caso, a busca é realizada pela própria empresa dentro da sua cidade ou país, evitando barreiras linguísticas e culturais.
- Near-Shore: Este modelo busca talentos em países que compartilham o mesmo idioma e possuem pouco ou nenhum fuso horário. Pode-se considerar como um equilíbrio entre as opções acima mencionadas.
Em segundo lugar, a terceirização pode ser classificada com base no seu papel ou função na empresa contratante. Temos as seguintes três categorias:
- Expansão de Pessoal: Este modelo é aplicado quando uma empresa busca expandir uma área ou departamento de tecnologia já existente. Nesse caso, a força de trabalho interna é complementada por talentos externos, enriquecendo o ambiente profissional e cultural.
- Equipes Dedicadas: São equipes completas que trabalham exclusivamente para uma empresa contratante, seja de forma remota ou presencial.
- Por Projeto: Este tipo é adotado quando a empresa, devido a limitações de tempo ou obstáculos práticos, ou técnicos, não consegue lidar com um projeto por conta própria. Nesse caso, opta-se por empregar uma equipe terceirizada com experiência relevante.
Conclusão
É essencial tomar uma decisão informada, após ruminar e deliberar sobre todas as facetas relevantes do fornecedor ideal de suporte técnico de TI para sua empresa. A maioria dos serviços de suporte técnico de TI hoje são executados em pacotes para escolher, o que pode ser bom e dificultar ao mesmo tempo.
A comunicação é fundamental. Afirmar claramente as suas expectativas em relação ao fornecedor pode ajudar a alcançar um resultado negociado, que apenas conduz ao crescimento do seu negócio.
Por isso, se você pretende contratar um fornecedor de TI para sua empresa, entre em contato conosco hoje para saber mais sobre os serviços e soluções da UPGrade TI e como podemos ajudar sua empresa.