Como funciona a Gamificação, seus benefícios + 4 exemplos no meio corporativo

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Talvez você ainda não tenha percebido, mas a gamificação está bastante presente no seu cotidiano. É uma metodologia que tem sido cada vez mais utilizada no mundo moderno e traz elementos provenientes dos jogos para atividades rotineiras.

De acordo com uma previsão recente, o mercado global de gamificação pode atingir cerca de US $11,1 bilhões até 2026. Esse dado exemplifica claramente que a estratégia só tende a crescer nos próximos anos.

Hoje já é possível ter acesso a aplicativos como o Duolingo ou Quizlet que auxiliam e incentivam os usuários a aprenderem enquanto pontuam e ganham recompensas. Imagina isso tudo como motor de incentivo para o meio corporativo. Bacana né?

Pensando nisso, que tal conhecer um pouco mais sobre o assunto? Neste artigo, é possível encontrar o que é e como funciona, quais benefícios e exemplos dessa ferramenta. Então, fica com a gente até o final deste artigo e boa leitura!

Este artigo contém:

O que é gamificação?

A gamificação ou “gamification” como é conhecida em inglês, surgiu a partir de elementos específicos de jogos, como as pontuações e os rankings. Em outras palavras, ela utilizou ferramentas que engajam os usuários e os motivam a realizar determinadas ações.

Pode ser considerada uma abordagem que visa tornar coisas do cotidiano mais interessantes e desafiadoras tanto para profissionais, estudantes e cada público-alvo para onde for direcionada. 

Consequentemente, pode gerar mais interesse dos envolvidos e até despertar maior engajamento. Por exemplo, sabe aqueles aplicativos de saúde e bem-estar que você utiliza no dia-a-dia?

Alguns deles recompensam a pessoa com pontos por quantidade de passos dados ou a cada refeição saudável que ele registrar. O mais interessante é que esses pontos podem ser usados para competir e liberar outros recursos no aplicativo.

No mais, a ferramenta também atua para atender às necessidades de cada pessoa, o que a torna ainda mais eficaz no que tange a aprendizagem e o desenvolvimento de novas habilidades.

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Como funciona a gamificação?

Assim como supracitado, esse formato lúdico da metodologia motiva e engaja pessoas, tornando as atividades do cotidiano mais atrativas. Sendo assim, é possível ser aplicada em uma variedade de áreas.

No campo da saúde, a abordagem pode ser usada para motivar as pessoas a adotarem hábitos mais saudáveis, como a prática de exercícios físicos de forma regular ou seguir uma dieta saudável.

Já no caso da gamificação na educação, pode ser usada para tornar o aprendizado ainda mais interessante e desafiador, pois aumenta o interesse dos estudantes e os deixa mais animados.

Um exemplo de como essa ferramenta funciona é o aplicativo de saúde “Sweatcoin”. Ele simplesmente gamifica a experiência de caminhar, ao contabilizar os passos e trocar por recompensas.

Quais os tipos de gamificação?

A gamificação pode ser classificada em diferentes tipos, dependendo do objetivo específico e do contexto em que é aplicada. Sendo assim, conheça abaixo alguns dos seus vários tipos e usos:

  • Gamificação corporativa: é uma abordagem que usa elementos de jogo para motivar e engajar colaboradores em uma empresa. Seu principal objetivo é aumentar a eficiência e a produtividade dos funcionários;
  • Gamificação de treinamento: usa elementos de jogo para tornar o treinamento mais interessante e efetivo para as pessoas que participam;
  • Gamificação de aprendizado: torna o aprendizado mais efetivo, auxiliando no ensino de conceitos e novas habilidades. Além de aumentar a participação e retenção de conhecimento;
  • Gamificação de saúde: incentiva hábitos saudáveis por meio de atividades e desafios A ideia é tornar essa prática mais atraente e até divertida, aumentando a motivação das pessoas.

Perceba que cada um desses tipos citados acima, tem suas próprias características e objetivos específicos, mas todos usam elementos que fazem parte da ambientação dos jogos para motivar e engajar as pessoas em uma determinada atividade.

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Quais as vantagens de aplicar gamificação na sua empresa?

Depois de tudo que foi abordado até aqui, com certeza, você já entendeu que existem muitas vantagens na gamificação. Uma equipe mais produtiva é uma delas!

Conforme levantamento realizado pela Research And Markets, ao utilizar estratégias e a abordagem de gamificação nas empresas, houve um aumento de pelo menos 90% na produtividade dos funcionários. Mas não é só isso, confira outras das suas vantagens:

Aumenta a motivação e engajamento

A gamificação pode ajudar a aumentar a motivação e o engajamento das pessoas, melhorando sua satisfação no trabalho e até mesmo no cotidiano da vida.

No âmbito do meio corporativo, isso auxilia a equipe a atingir os resultados e objetivos esperados com mais facilidade, uma vez que estão motivadas.

Maior aprendizado

Outra vantagem é a possibilidade de assimilar conteúdos e adquirir novos conhecimentos por meio dela. Além de viabilizar seu uso como um instrumento de treinamento eficaz, ajudando os funcionários a aprenderem conceitos e habilidades de uma forma mais lúdica.

Cria uma cultura colaborativa

A gamificação pode ajudar a criar uma cultura colaborativa na empresa, algo que aumenta o trabalho em equipe e a comunicação entre os funcionários. Isso porque com ela pode-se incentivar as pessoas a trabalhar em conjunto para atingir objetivos em comum.

Sendo assim, ao ser aplicada corretamente, ela pode criar uma sensação de parceria, que aumenta o compromisso e a participação dos colaboradores em relação ao trabalho e à empresa.

Melhora a satisfação do cliente

Essa ferramenta também pode auxiliar no marketing dos negócios. Isso porque ao tornar a interação com a empresa mais envolvente e agradável, simultaneamente atinge-se uma maior satisfação do cliente.

Além disso, é uma abordagem que acaba incentivando o consumidor a interagir com a marca de uma forma mais atraente e divertida por meio de compartilhamento de suas opiniões e feedbacks. Assim, auxiliando a empresa a entender suas necessidades.

Como a gamificação corporativa é aplicada nas empresas?

Agora que falamos sobre os benefícios, veremos que forma a gamificação corporativa pode ser aplicada. É importante dizer, primeiramente, que algumas empresas utilizam a ferramenta para criar jogos internos que incentivam a equipe a alcançar metas ou para melhorar seus conhecimentos sobre certos assuntos.

Outras empresas podem usá-la para criar programas de fidelidade que recompensam os clientes por suas compras frequentes. Entretanto, é necessário que cada uma avalie suas necessidades e objetivos específicos antes de aplicar a gamificação.

Sendo assim, para garantir que ela seja eficaz e ajude a alcançar os resultados desejados, é essencial considerar os seguintes elementos:

  1. Identificação dos objetivos do negócio: é fundamental estabelecer quais são os objetivos que a empresa deseja alcançar com a gamificação, sejam eles motivar os funcionários, criar uma cultura colaborativa, melhorar a satisfação do cliente, entre outros;
  2. Seleção do público-alvo: após realizar a etapa anterior, é chegada a hora de identificar o público-alvo que será impactado pela gamificação. Isso pode incluir funcionários, clientes ou até parceiros da empresa;
  3. Design do jogo: no momento de desenvolver um design de jogo, é relevante pensar em algo que seja atrativo e desafiador para o público-alvo escolhido. Isso inclui definir as regras, os objetivos e recompensas;
  4. Implementação: após desenvolver o jogo, a próxima etapa é realizar a implementação dessa abordagem na empresa. Isso pode incluir a criação de jogos internos, programas de fidelidade e competições;
  5. Monitoramento e avaliação: além de todas as etapas anteriores, é essencial realizar o acompanhamento e avaliar continuamente os resultados da gamificação, para garantir que ela alcance os objetivos e para ajustar caso seja necessário.

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Exemplos de gamificação em empresas

Conheça abaixo 4 exemplos de ferramentas digitais gamificadas em empresas famosas, que geram entusiasmo nos usuários:

Nike

A Nike é um grande exemplo de empresa que utiliza a gamificação, exemplo disso é o “Nike Run Club”, que incentiva os corredores a manterem-se ativos, além de oferecer recompensas virtuais e descontos em produtos da marca para usuários que atingem seus objetivos de corrida.

Starbucks

A empresa conta com um programa de recompensas chamado “Starbucks Rewards” que permite que os clientes ganhem pontos ao comprar bebidas e alimentos na Starbucks ou trocar por recompensas, como bebidas gratuitas, descontos em itens selecionados.

Duolingo

Quem não conhece esse aplicativo de idiomas, não é mesmo? Ele utiliza a gamificação para tornar o aprendizado mais divertido e envolvente, pois disponibiliza desafios diários, recompensas virtuais e a possibilidade de competir com amigos.

Foursquare + Swarm

O Foursquare, aplicativo de geolocalização muito conhecido, criou o Swarm como uma maneira de gamificar o processo de “check-in” nos lugares. Assim, os usuários ganham pontos e conquistas ao visitar locais e compartilhar informações sobre as visitas com amigos.

Conclusão

Ao longo desse conteúdo explicamos de forma compreensível, o que é a gamificação, como ela funciona, bem como seus benefícios para diversas áreas, como educação, corporativismo, saúde, entre outras.

Por isso, agora você já tem informações essenciais para dar o pontapé inicial e decidir se quer ou não começar a implementar essa ferramenta no seu campo de atuação.

Para saber tudo que envolve tecnologia da informação, fique de olho no blog da UPGradeTI!

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