Para entender a importância da TI nas empresas é preciso eliminar o conceito antigo de que essa é uma área que apenas automatiza processos. Na verdade, a Tecnologia da Informação é uma área muito extensa, sendo muito importante para o desenvolvimento e crescimento das empresas.
Atualmente, a TI é um setor decisivo no sucesso das organizações, independentemente do porte. Isso porque as soluções de TI possibilitam melhorar os processos existentes, medir e acompanhar o desempenho dos colaboradores, coletar e analisar dados importantes para a tomada de decisões, entre outras aplicações práticas. E, com isso, a Tecnologia da Informação (TI) surge como uma solução para as empresas apresentarem resultados assertivos em suas ações.
No entanto, pensando em economizar, algumas companhias preferem baratear o serviço e acabam optando por um trabalho pouco eficaz. Nesse momento, a gestão empresarial deve entender a importância dos meios digitais para alcançar oportunidades. Segundo estudos, a área de TI é considerada um diferencial nas organizações, pois resultados significativos são gerados por meio de técnicas específicas.
Projetado para ser produtivo em negócios, o suporte de TI implementa a segurança, apresenta melhoria nos controles, mensura resultados e através da internet conecta a empresa ao mundo. Existem ainda outros benefícios que favorecem a escolha deste serviço, leia este artigo e veja a importância da TI nas empresas e as vantagens em contar com uma equipe especializada em sua organização.
Suporte de TI
Com uma estrutura avançada, profissionais de TI são responsáveis por desenvolverem soluções inovadoras. Em empresas, as novas tecnologias são utilizadas em ferramentas e recursos, que facilitam processos e questões estratégicas. Esta dinâmica ainda promove a vantagem competitiva e responde rapidamente a possíveis oscilações do mercado.
Diante de um cenário altamente competitivo, determinadas empresas em ascensão já enxergam este serviço como um acerto. Já que prazos e lucros são cada vez mais cobrados nas organizações e, consequentemente, a área de TI traz resultados que driblam situações de vulnerabilidades.
Na hora da tomada de decisão, as informações disponibilizadas viabilizam a gestão empresarial, um melhor planejamento e agilidade da firma. Sendo assim, os ganhos obtidos pelo suporte de TI estão presentes de diversas maneiras nas organizações como, por exemplo, através da computação em nuvem, mídias sociais, segurança no trabalho e atualização dos sistemas.
Na prática entenda a Importância da TI nas Empresas
Nas organizações, muito se fala sobre a produtividade no ambiente de trabalho, mas no dia a dia inúmeras situações acabam impedindo o desenvolvimento profissional. Por exemplo:
- Computadores lentos;
- Ruídos de comunicação;
- Dificuldade de investimento;
- Falta de organização da equipe que interferem no crescimento da empresa.
É importante destacar que, para facilitar processos, a qualidade é o ponto principal que deve ser preservada em todas as atividades.
Portanto, antenados às novas tecnologias, os técnicos de TI propõem melhorias em âmbitos estratégicos, táticos e operacionais. Diante do impacto do novo coronavírus, este suporte é visto como um grande aliado para a evolução do negócio, principalmente, porque as organizações estão se reinventando.
Mesmo em meio a desafios, a equipe de TI garante uma melhor infraestrutura do negócio através do acesso à informação, ferramentas colaborativas e segurança de dados. Empresas que investem em tecnologia crescem 60% a mais na receita, segundo a pesquisa produzida pela TNS Research. Ao comparar organizações que não se preocupam com a inovação, o estudo aponta diferenças entre a otimização dos processos, redução de gastos e agilidade nas tarefas.
Benefícios de ter uma TI na Empresa
Em busca de facilitar projetos, o serviço de TI prepara um cenário consistente para lidar com qualquer tipo de problemas relacionados às novas tecnologias. Como foi possível observar, existem diversas vantagens que auxiliam a empresa a alcançar sucesso no mercado. Além dos diferenciais já citados, veja abaixo alguns benefícios:
Comunicação
A TI possibilita ter uma comunicação mais eficiente entre colaboradores, superiores e clientes. As informações disponibilizadas em canais de comunicação otimizam o fluxo do trabalho entre equipe e áreas de uma empresa. Com base nas ferramentas oferecidas pela TI, o ambiente organizacional atinge a qualidade e agilidade em processos internos. Dessa forma, o cenário torna-se favorável a serviços como help desk, softwares colaborativos, e-mail e chats integrados.
Entretanto, a gestão empresarial deve se preocupar em motivar e realizar treinamentos para que seus colaboradores se desenvolvam de forma adequada. Muitos profissionais não têm o conhecimento específico de determinadas ferramentas, nesse caso, a equipe de TI promove a velocidade da informação e auxilia funcionários em processos de aprendizagem.
Redução de gastos
Em todas as situações, o faturamento de um negócio é sempre levado em conta e, por isso, reduzir gastos é uma prioridade para as organizações. Mas para micro e pequenas empresas o desafio é diário, visto que nem sempre o custo-benefício vale a pena. Com o advento das novas tecnologias, o empreendedorismo se reinventou e aderiu a novas soluções digitais.
É possível manipular dados de forma remota por meio de ferramentas como o backup em nuvem. A computação em nuvem facilitou processos pois, ao utilizar ferramentas, o usuário não gasta mais tempo com armazenamento e energia.
É possível evitar prejuízos e reduzir custos através de manutenções preventivas.
A segurança também é redobrada evitando quedas de serviços, roubos e perdas de arquivos. Os serviços de TI desenvolvidos na empresa possibilitam tornar os arquivos mais seguros e protegidos.
Investir em TI também reduz significativamente a vulnerabilidade dos sistemas da empresa.
Outro ponto importante é a terceirização de TI. Ter um setor de TI na empresa reduz o tempo de inatividade devido a problemas de funcionamento em hardware ou software.
Planejamento
Toda a empresa precisa ter uma estrutura para sobreviver ao mercado, neste momento, a inovação é uma grande aliada dos negócios. Uma vez que as plataformas digitais atendem as demandas para contribuir com os desafios do futuro. Baseado em realizar um planejamento estratégico, empresas conseguem se desenvolver no mercado alinhando orçamento, oportunidades e recursos.
Com isso, o serviço de TI contribui para o direcionamento da empresa aos resultados desejados a médio e longo prazo. O avanço da tecnologia ainda possibilita criar uma infraestrutura corporativa, que auxilia na identificação de oportunidades gerando ações assertivas. Em meio a um mundo digital, recursos e plataformas devem ser exploradas ao máximo para realizar planejamentos.
Padronização
Atualmente, o mercado de trabalho pede computadores mais velozes e, para acompanhar o ritmo, a tecnologia da informação deve ser padronizada. Em busca de manter softwares e hardwares em dia, profissionais de TI são procurados para desenvolver sistemas que suportam as tarefas da organização. O objetivo é um só: ocasionar o bom funcionamento da empresa.
Para evitar estresse, os dispositivos, navegadores da internet e ferramentas são padronizadas com o intuito de gerar a mesma produtividade de todos os colaboradores. A princípio as impressoras, antivírus, estações de trabalho, entre outras estruturas, devem igualmente possuir o mesmo desempenho.
Esses são alguns dos fatores que destacam a importância da TI nas empresas modernas, que se preocupam com o futuro e almejam conquistar seu espaço no mercado. Afinal de contas, sabemos que o futuro é tecnológico e quem não se adequar a esse futuro, ficará no passado.
Como integrar a TI aos demais setores?
Considerando que a TI não está limitada à automatização de processos e nem mesmo aos serviços de informática, é importante que os demais setores da empresa estejam integrados à TI.
Para que essa integração ocorra, e todos possam desfrutar dos benefícios que a TI pode proporcionar para a empresa, é importante que o responsável pelo setor de TI na empresa esteja envolvido nos processos estratégicos e também na tomada de decisão da empresa.
Além disso, toda a equipe da empresa precisa estar preparada para executar os serviços necessários para garantir um bom funcionamento de todos os sistemas. Para que tudo esteja integrado à TI, é fundamental que ocorram mudanças na cultura e nos valores corporativos, considerando também as responsabilidades e limites de cada departamento.
Nessa questão, a principal ferramenta a ser utilizada para orientar, engajar e fornecer informações são os canais de comunicação internos. É muito importante que todos estejam informados, engajados e bem orientados de acordo com a expertise do setor de TI.
Essa integração oferece vários benefícios, tais como:
- Melhor uso dos softwares;
- Redução de falhas e da vulnerabilidade;
- Facilidade no compartilhamento de arquivos;
- Otimização da comunicação entre pessoas;
- Mais oportunidades para inovação;
- Conhecimento e informações compartilhadas entre colaboradores.
Qual a importância de investir no departamento de TI e em novas tecnologias para a sua empresa?
Não há como negar que a tecnologia está presente em nosso dia a dia. Nas empresas não é diferente, a maioria delas utiliza algum tipo de tecnologia em suas operações ou processos, sejam eles administrativos ou produtivos. Esse é um dos motivos pelos quais a importância da TI nas empresas merece destaque.
Há diversos estudos que mostram que investir em TI possibilita ter um diferencial competitivo e ainda contribui para o aumento do faturamento. Em 2015, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou em um estudo que as empresas que investem em TI conseguem aumentar em até 7% o faturamento a cada 1% investido em tecnologia. Isso tudo dentro de um intervalo de apenas dois anos.
Investir em TI possibilita aumentar o faturamento, se destacar diante da concorrência, ter um diferencial competitivo, entre outras vantagens. Isso tem sido cada vez mais observado pelas empresas nos últimos anos.
Para você ter uma ideia, em 2020 houve um aumento de 8,2% nos investimentos em TI realizados por empresas de médio a grande porte. Os dados também da FGV mostram que consideram todos os valores destinados a TI, como a aquisição de equipamentos, suprimentos, adequação de instalações, gastos com softwares, serviços de manutenção, comunicação, entre outros.
Sendo assim, podemos destacar os seguintes motivos para investir em TI:
- Automação do ambiente corporativo;
- Maior segurança dos dados;
- Estruturação de serviços inovadores;
- Maior flexibilidade operacional;
- Redução de falhas e inatividade;
- Redução de custos operacionais;
- Maior integração com outros setores;
- Diferencial competitivo;
- Aumento do faturamento.
Tendências de soluções em TI que merecem sua atenção
Considerando a importância da Tecnologia da Informação nas empresas, é preciso manter-se atento às novidades do mercado que podem trazer soluções tecnológicas para a empresa. Pensando nisso, reunimos 4 tendências de soluções em TI para ficar de olho. Confira quais são elas!
1. Cloud computing
Essa é uma solução que já está sendo implementada em muitas empresas, mas que ainda continua como tendência devido às suas diversas aplicações que poderão surgir no futuro.
Cloud computing é o mesmo que computação em nuvem. Quando bem aplicado nas organizações, essa tecnologia oferece muita praticidade e relevância nas estratégias de TI. Atualmente há vários recursos disponíveis na computação em nuvem que tornam os processos muito mais eficazes, como o próprio backup em nuvem.
A maior vantagem do cloud computing é reduzir os custos com manutenções, já que os dados e todos os sistemas ficam na nuvem, sem a necessidade de um hardware.
2. Inteligência artificial
A inteligência artificial ainda é uma tendência e continuará sendo por muitos anos. Atualmente podemos encontrar sistemas inteligentes em diferentes situações, inclusive no dia a dia de empresas.
A tendência é que cada vez mais as empresas passem a utilizar tecnologias com inteligência artificial para aprender e executar tarefas sem a interferência humana. Isso possibilitará reduzir falhas que são cometidas pela mente humana e elevará a produtividade no trabalho a um nível escalável.
3. Big Data
Outra grande tendência na Tecnologia da Informação é a utilização de Big Data em diferentes setores. Hoje em dia já vemos o Big Data sendo utilizado no marketing, na educação, na saúde e em vários outros setores. Isso ocorre porque essa é uma tecnologia que possibilita entender o comportamento do consumidor, algo que é muito importante para qualquer empresa.
Embora os dados que são coletados e analisados por essa tecnologia já sejam utilizados por algumas empresas, precisamos reconhecer que essa é uma tendência para o futuro, já que o consumidor está se tornando cada vez mais seletivo e informado.
4. Base de conhecimento
Por fim, outra tendência para os próximos anos em TI é a base de conhecimento, que consiste em tecnologias que reúnem todo o conhecimento necessário para solucionar dúvidas de forma automática. Essa tecnologia funciona como uma plataforma onde o cliente consegue se informar sozinho, sem a necessidade de um funcionário, sobre os produtos, processos, diretrizes, entre outras coisas.
Conclusão
Como foi possível observar, a tecnologia da informação permeia diferentes áreas de uma empresa. Os ganhos obtidos pelo serviço desenvolvem valores, que são capazes de apresentar melhorias em todos os processos corporativos. Sua importância não está apenas atrelada a conectividade, mas também a segurança, redução de custos, padronização e estratégias.
Em síntese, o ambiente corporativo se reinventou e otimizou os serviços da firma. Antes os mecanismos eram operacionais, hoje os processos internos são automatizados facilitando objetivos estratégicos. Contudo, o setor de TI não serve apenas para grandes firmas, isto é, soluções tecnológicas também propõem melhorias para micro e pequenas empresas suprindo as principais necessidades.
Em virtude dos resultados apresentados, o serviço de TI agrega valor a qualquer organização estabelecendo a produtividade, comunicação e o aperfeiçoamento profissional. As inovações tecnológicas trabalham com sistema integrado, que possibilita analisar o cenário e o comportamento da empresa através de ferramentas. Inclusive alguns softwares nem precisam ser instalados nas máquinas.
Ainda é possível avaliar em plataformas cloud (sistema em nuvem) as vantagens obtidas pelo negócio em âmbitos financeiros, fiscais e de produção. Por fim, a tecnologia muda empresas, cabe entender a importância da transformação digital fazendo bom uso das informações, serviços e planejamento de determinada firma.