Maturidade digital é um termo em voga, refere-se ao quanto uma empresa ou instituição está bem organizada e ativa no âmbito digital. Quanto mais maturidade digital a empresa possui, maiores são seus status de empresa competitiva em um meio hiperdigitalizado.
Mas, a maturidade digital ainda é um assunto desconhecido por muitos empresários e deixado de lado por muitas empresas. Implementar tecnologias robustas e investir pesado na modernização não garante uma maturidade digital. O conceito de maturidade digital tem mais a ver com a estrutura, cultura e missão da empresa, tudo alinhado com o meio digital.
Para entender melhor o que é maturidade digital, como é possível medir e qual sua importância, acompanhe este conteúdo até o final. Veja também qual a diferença entre transformação digital e maturidade digital e quais são as características de uma empresa madura digitalmente.
O que é maturidade digital?
Maturidade digital é a capacidade que uma empresa tem de ser altamente competitiva no ambiente digital. Quanto mais uma empresa ou instituição se destaca entre as concorrentes, mais maturidade digital essa organização tem a demonstrar. Mas, como isso é visto, tende a variar bastante conforme o mercado onde a empresa se situa.
Por exemplo, no Brasil, a maturidade digital fica muito atrelada ao marketing digital, que se baseia em estágios de maturidade digital Google no Brasil como padrão. As fases do desenvolvimento digital são as seguintes:
- Empresas em transformação – São empresas que se baseiam em dados de outras organizações e que não possuem uma estratégia digital definida;
- Empresas intermediárias – No estágio de maturidade digital, empresas intermediárias já enfatizam o cuidado com os processos de cloud computing e tráfego de dados. No entanto, ainda são empresas que não conseguem resultados relevantes ao cruzar dados importantes;
- Empresas conectadas – Esse é um tipo de empresa que já tende a se destacar devido a sua capacidade de captar informações em diversos canais digitais, sabe usufruir das métricas, dos KPIs corretos e consegue cruzar dados relevantes em sua estratégia;
- Empresas avançadas (multimomento) – Essas são empresas com a capacidade de oferecer uma experiência personalizada aos usuários com base em uma estratégia de marketing digital bem definida, avançada, sólida e robusta.
São raras as empresas que conseguem atingir o estágio mais avançado de maturidade digital. Esses são parâmetros apresentados para as empresas brasileiras aqui no Brasil. Para as empresas nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, a competitividade digital é maior, por isso a realidade é outra.
Qual a diferença entre transformação digital e maturidade digital?
A verdadeira transformação digital começa quando a empresa decide virar a chave!
Transformação digital é todo um processo de troca da metodologia de trabalho, que deixa de ser tradicional, manual e offline e se transforma em digital, conectada e descentralizada. Essa mudança tende a reinventar a forma de fazer negócio que a empresa vinha seguindo e ela passa a ter uma identidade digital sólida sempre que usufruir de estratégias consagradas de marketing digital de forma escalonada.
É importante não confundir transformação digital com maturidade digital, pois, ainda que a empresa se firme no mercado com uma identidade digital sólida, o insight que apontará sua maturidade digital é baseado em parâmetros específicos conforme o mercado onde ela está competindo.
Quando se fala em maturidade digital, estamos nos referindo a uma empresa com uma elevada capacidade de competir no âmbito digital. Empresas em processo de transformação digital tendem a experimentar as fases dessa transformação até atingir um grau elevado de maturidade do ambiente digital.
Quais são os níveis de maturidade digital em uma empresa?
A maturidade digital de uma organização pode ser mensurado por parâmetros confiáveis. Neste processo de avaliação, é possível identificar 5 estágios diferentes, sendo eles:
1º Estágio
Neste estágio as empresas estão especulando implementações digitais, mas com o propósito de manter os negócios que já vinha fazendo. Um exemplo disso são as empresas que optam por digitalizar seus documentos ou emitir nota fiscal eletrônica, mas apenas para facilitar seu dia a dia.
2º Estágio
O segundo estágio classifica as empresas que já permitem que a tecnologia de automação auxilie em processos internos. Esse é considerado um estágio transacional.
3º Estágio
Essa é uma etapa onde se encontram empresas que investem em inovação, cultura e na tecnologia como essência de sua estratégia de mercado.
4º Estágio
No quarto estágio, toda a infraestrutura de uma organização segue baseada em tecnologia. Essas são empresas que investem pesado em inovação e geram tendências. Um exemplo desse modelo de empresa é a Uber, que inovou com os transportes de aplicativo. Outro exemplo é a Netflix, uma empresa que inovou e pode ser citada neste exemplo.
5º Estágio
O quinto estágio não é considerado o último, visto que as transformações digitais futuras podem atingir patamares ainda não observados. No entanto, essa é uma etapa em que as empresas atingiram um patamar elevado de inovação tecnológica, conectividade e reinventaram a forma das pessoas verem o mundo.
Um exemplo recente disso é a empresa Meta (antigo Facebook), que vem trabalhando para as pessoas usufruírem do metaverso para fazer negócios, se entreterem e experimentarem um novo universo de possibilidades.
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Importância e vantagens da maturidade digital para as empresas
O mundo digital amplia as possibilidades de sucesso de sua empresa!
É importante atingir maturidade digital suficiente para que sua marca e missão sejam reconhecidas de forma descentralizada. A conectividade permite isso, mas, além disso, é importante para a geração de receita com negócios que podem ser realizados por meio da internet. Ao longo da pandemia essa importância se tornou mais evidente.
As principais vantagens da maturidade digital são:
- Competitividade no ambiente digital;
- Elevação da receita por conta de mais negócios gerados;
- Maior reconhecimento da marca;
- Possibilidade de expansão com inovação.
Características de uma empresa madura digitalmente
Uma empresa que atinge os níveis 4 e 5 de maturidade digital são empresas modernas (ainda que estejam há anos no mercado). São empresas que buscam constantemente inovação tecnológica com proposta. Ou seja, formas de agregar mais aos seus clientes, fortalecer a marca e se destacar sempre entre as concorrentes.
Além disso, uma característica fundamental das empresas em estágio de maturidade digital avançado é o englobamento desta forma de fazer negócio na cultura da empresa, o que remete à cultura dos funcionários. O Google é uma empresa que atingiu um amplo grau de maturidade digital neste e em todos os aspectos.
Como medir a maturidade digital de uma empresa?
A princípio, é necessário fazer um diagnóstico mediante critérios definidos pelo mercado. Esse diagnóstico organizacional é elaborado e uma pontuação de 1 a 5 irá classificar o grau de maturidade digital da empresa.
Quais são as melhores práticas para aumentar o nível de maturidade digital da empresa?
De modo geral, há práticas que podem ser aplicadas para todas as empresas elevarem o grau de maturidade digital. Independentemente de ser uma empresa B2B ou B2C, as dicas a seguir servem para todas. Veja quais são as dicas a seguir:
Objetividade
Ter o foco nas vantagens e importância de uma transformação digital robusta é o primeiro passo para as empresas que ainda não possuem ou que estão emergindo com uma identidade digital no mercado.
Lideranças alinhadas
Os gestores devem servir de exemplo para suas equipes e estar alinhado com esse propósito. Todos os conceitos têm que ser disseminados e impregnados na cultura da empresa. Nessa etapa, o pensamento sistêmico rumo a maturidade digital da empresa deve ser estimulado em todos os colaboradores.
Inovação
Os investimentos em inovação tecnológica visando agregar ao mundo é o que coloca uma empresa de fato no quinto estágio de maturidade digital. Para isso, é fundamental seguir as dicas anteriores e ter um time completo, motivado e preparado para trabalhar em prol disso.
Conhecimento
Para conseguir um grau elevado de maturidade digital, a equipe deve ter acesso a conhecimento constante. Ou seja, oferecer cursos e aprimoramento para os colaboradores é fundamental para uma empresa que deseja atingir o patamar mais elevado de maturidade digital.
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O que acontece ao adquirir mais maturidade digital?
A maturidade digital é a resposta para sua empresa mudar o conceito e emergir rumo ao futuro!
Ao atingir maturidade digital, isso significa que a empresa está pronta para agregar mais aos seus clientes. Pode oferecer serviços e produtos de maior qualidade, manter um contato mais assíduo com seus clientes por meio dos canais digitais e elevar absurdamente o patamar de negócios, com maior geração de receita e crescimento da marca no mercado.
Como a tecnologia pode auxiliar o processo de transformação digital?
Toda a transformação ocorre por pressão ou por motivações planejadas, como abranger uma bagatela maior do mercado diante da concorrência, o crescimento da marca, trazer uma ideia inovadora à tona. Enfim, existem diversos motivos para permitir que a transformação digital ocorra em sua empresa. Mas, o primeiro passo é se firmar em tecnologia para isso.
A tecnologia é protagonista no processo de transformação digital e pode colocar a empresa em novos patamares de negócios. Novas portas serão abertas e o futuro será permeado por meio desta empresa.
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