O assistente de Inteligência Artificial na Meta
Proprietária do Instagram, Facebook e WhatsApp, a Meta está lançando o seu assistente de Inteligência Artificial Generativa gratuito. A ferramenta será capaz de responder perguntas, sugerir passeios, gerar imagens com descrição textual e muito mais.
A novidade é baseada na Meta Llama 3, modelo de linguagem mais recente de código aberto da companhia, segundo a empresa, reúne melhorias em tarefas específicas, como programação e geração de imagens, se diferenciando dos concorrentes como o ChatGPT e Google Gemini. Este modelo de linguagem (LLMs), o mais potente da empresa, foi lançado também nesta quinta-feira e funciona como uma espécie de “cérebro” por trás dos modelos de IA, como o ChatGPT. Comparado ao Llama 2, a nova versão traz mais eficiência para codificar linguagem e tem um desempenho melhor para compreensão e criação de conteúdo, de acordo com a companhia
Integrado à caixa de pesquisa das plataformas, o recurso pode ser acionado para planejar uma viagem em grupo em uma conversa no Messenger, por exemplo, como explicou a gigante da tecnologia. Neste caso, ele busca pelos voos mais baratos e os fins de semana mais tranquilos, exibindo as informações sem sair do app.
O Meta AI também está disponível no feed do Facebook, auxiliando a tirar dúvidas sobre algo visto em uma postagem, e tem versão web acessível em qualquer navegador. A ferramenta pode, ainda, resolver problemas de matemática e redigir um e-mail comercial, entre outras coisas, permitindo salvar as interações para referência futura.
Geração de imagens e GIFs
Criar imagens a partir de prompts de texto é outra tarefa realizada pelo novo assistente de IA generativa da Meta. Segundo a companhia, a geração de fotos se dá por meio do recurso Imagine de maneira rápida, graças ao Llama 3, chegando primeiro ao WhatsApp e ao site do chatbot em modo beta.
As imagens também estão mais nítidas e com melhor resolução, enquanto a ferramenta ainda tem a capacidade de criar animações, transformando fotos em GIFs. Esta e as demais funcionalidades serão disponibilizadas gratuitamente nas plataformas da big tech, bem como nos óculos inteligentes Ray-Ban Meta e no Meta Quest. O sistema é semelhante ao ChatGPT, da OpenAI: o usuário tem uma caixa onde pode interagir com a IA, fazer perguntas e gerar conteúdos, incluindo imagens.
Como será a interação da Inteligência Artificial do Meta nas redes sociais?
No Instagram, o Meta AI também poderá ser ativado nos chats entre usuários. Em uma conversa, será possível digitar “@Meta Ai” – e aí interagir com a IA e compartilhar o conteúdo dela com o interlocutor. O sistema poderá responder a pedidos como “Encontre um lugar para um picnic em São Francisco” ou “Crie a imagem de um apartamento com mobílias modernas”.
O assistente virtual também irá aparecer na navegação dos usuários pelo feed do Facebook como um novo botão. Em uma faixa abaixo das publicações no Facebook, irá aparecer uma opção de interação chamada “Ask Meta AI” (“Pergunte ao Meta AI”), com sugestões de perguntas relacionadas com o conteúdo da postagem.
Em um vídeo de música publicado no Facebook, por exemplo, irá aparecer sugestões de perguntas como “Como aprender a tocar violão” ou “Quais acordes comuns no Jazz?”. Quando o usuário clica no assistente virtual, uma janela de conversa com o robô é aberta.
A Meta irá expandir também os recursos de criação de conteúdo visual, a partir de comandos simples de texto. Uma das novidades é que as imagens vão começar a aparecer ao mesmo tempo em que o usuário digita os detalhes do conteúdo que quer. O recurso, chamado “Imagine” já está disponível no WhatsApp para usuários dos EUA.
A ideia é que a ferramenta mostre o processo de criação da IA enquanto ele acontece. As imagens, em tese, vão se moldar com o texto em tempo real, segundo exemplos divulgados pela Meta.
Junto com as novidades, a empresa também divulgou um comunicado em que trata da “abordagem responsável” para o lançamento dos recursos com inteligência artificial. A empresa cita a implementação de filtros nas solicitações que os usuários enviam e nas respostas geradas pelo modelo e ajustes no modelo para aumentar a assertividade da ferramenta.
Quando a IA da Meta chega ao Brasil?
O lançamento acontece, além dos EUA, na Austrália, Canadá, Gana, Jamaica, Malawi, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Cingapura, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Zimbábue, apenas em inglês. Segundo a empresa, “é apenas o começo e ainda não há data para a liberação do sistema no Brasil.” Estamos trabalhando para lançá-lo em mais locais este ano, mas não temos nada de novo para compartilhar no momento”, afirmou a companhia, em comunicado.
Juntas, as redes sociais da Meta somam mais de 3,1 bilhões de usuários. A nova funcionalidade havia sido anunciada por Mark Zuckerberg, CEO e fundador da empresa, no fim do ano passado, durante a conferência Meta Connect 2023. O avanço da empresa nos chatbots acontece em meio a corrida das big techs para implementar IA generativa em seus sistemas e serviços.
Além do Meta AI integrado diretamente ao Instagram, Facebook, Messenger e WhatsApp, a empresa também anunciou que terá uma versão web para a inteligência artificial, que poderá ser acessada pelo computador. A conferir.