Se você chegou aqui se questionando o que é TIC, saiba que a Tecnologia da Informação e Comunicação está em grande evidência no nosso dia-a-dia em empresas, escolas, indústrias, entre outros.
De acordo com dados da Agência Brasil, a Indústria de Software e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação registrou em 2001, um aumento de 6,5% na produção em relação ao ano anterior. Isso só mostra que as TICs estão em crescente no mercado!
Por isso, neste artigo, vamos falar tudo sobre o que é TIC, como funciona, principais exemplos, vantagens, desvantagens e muito mais. Boa leitura!
O que é TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)?
As TIC são formadas por um conjunto de ferramentas tecnológicas integradas, que modificam a forma como as pessoas se comunicam e geram informação. Isso ocorre por meio da automação dos processos das empresas, ensino e aprendizado.
Seu surgimento ocorreu durante a 3ª Revolução Industrial, no século XX, e começou a se desenvolver desde a década de 70. Entretanto, foi em 1990 que ganhou maior atenção mundial.
Mas afinal, o que é TIC? É uma sigla criada para abreviar o termo “Tecnologia da Informação e Comunicação”. Sendo assim, é possível dizer que as TIC são compostas por máquinas, programas e telecomunicações que otimizam a comunicação em organizações.
Qual a função da TIC?
Ao compreender o que é TIC fica mais fácil saber que esse recurso tecnológico viabiliza a comunicação pessoal e empresarial. Em outras palavras, esse conjunto de ferramentas potencializam a transformação digital.
É por meio da TIC que consegue-se integrar diversos sistemas com um único intuito. Por exemplo, usa-se cloud computing, big data, gestão de redes, entre outras tecnologias que otimizam e potencializam as funções e atividades.
Já na área da educação, as TICs aumentam as chances de realizar pesquisas e informar os alunos, que ao utilizarem essas novas tecnologias conseguem aprender ativamente e se tornam protagonistas nesse processo.
Por fim, um programa computadorizado consegue realizar tarefas que, muitas vezes, estão fora do nosso alcance manual, pois exigem mais tempo disponível e mais dedicação. Por meio da tecnologia, elas conseguem ser resolvidas rapidamente.
Alguns exemplos de atividades otimizadas pela tecnologia: gestão de estoque, controle do banco de horas, condução dos pagamentos.
Exemplos de TICs:
Para que se consiga entender melhor a função da Tecnologia da Informação e Comunicação, separamos alguns exemplos para explicar melhor para você, confira abaixo:
- Comércio: são todos aqueles recursos que fazem parte das soluções integradas de gestão;
- Fintech: empresas que disponibilizam produtos financeiros pela internet, propondo maior segurança na hora de administrar dados variáveis e de volume constante, como no caso do Big Data;
- Indústria: neste caso as TIC são utilizadas para oferecer maior automação e otimização dos processos industriais;
- Educação: o setor de educação se beneficiou bastante através da Tecnologia da Informação e Comunicação, pois houve uma maior inclusão digital com estudantes acessando a educação e podendo realizar cursos à distância.
Perceba, que as TICs estão relacionadas ao progresso de todos os elementos que compõem um computador (hardware), bem como programas que conduzem aparelhos eletrônicos (software).
Alguns deles são bastante comuns, como, por exemplo: Windows, Android, e-mail, WhatsApp, Google Docs, celulares, teclado, entre outras ferramentas tecnológicas que possibilitaram a Transformação Digital.
Quais as vantagens da TIC?
Diante a tudo isso que já apontamos e após compreender, de fato, o que é TIC, ficou bem simples perceber que as tecnologias oferecem diversos benefícios, não é mesmo? A prova disso é que por meio delas, já ocorreram várias mudanças no mundo.
Podemos citar alguns exemplos:
Exemplo 1: a possibilidade do trabalho remoto ou híbrido. Inclusive, algumas empresas de TI já atendem remotamente, indo a campo somente quando necessário.
Exemplo 2: outro exemplo são os serviços de streaming que possibilitam qualquer usuário de assistir filmes online, sem precisar alugar fitas cassetes ou DVDs como antigamente.
Agora que você entendeu algumas mudanças da tecnologia no mundo, confira as principais vantagens da TIC para o mercado:
1. Diminuição dos custos
A Tecnologia da Informação e Comunicação possibilitou um maior desenvolvimento de softwares de gestão que aperfeiçoam a comunicação nas empresas. Consequentemente, diminui os gastos do negócio, pois automatiza processos e atividades.
Isso porque diminui a necessidade de arcar com estruturas físicas e até mesmo com o traslado de colaboradores, uma vez que é possível fazer reuniões e ordenar atividades, bem como acompanhá-las de forma online.
2. Mais conectividade
Como citamos no item anterior, com a TIC é possível estabelecer formatos de comunicação que não precisam necessariamente que todos os colaboradores estejam no mesmo ambiente físico.
Isso porque com a comunicação remota, as pessoas podem dialogar mesmo estando distantes. Exemplos: videoconferência pelo Google Meet, Zoom, Loom ou conversas instantâneas por WhatsApp, mensagens de texto, e-mail, entre outros.
3. Maior produtividade
Por meio das ferramentas citadas no item anterior, sobre maior conectividade, é possível garantir uma comunicação instantânea, que torna a conversa mais ágil, dinâmica e com maior eficiência.
Exemplos: ferramentas como o Google Meet e o Microsoft Teams.
Ferramentas como essas citadas, possibilitam a realização de videoconferências, reuniões e conferir documentos para viabilizar a resolução de problemas com maior facilidade e rapidez.
4. Melhora no relacionamento com cliente
A mágica acontece até mesmo na área de atendimento ao cliente, por meio de tecnologias que otimizam o relacionamento e a experiência do consumidor com a empresa. Inclusive, isso é um ótimo elemento para o marketing de relacionamento do negócio.
Por isso, com a TICs consegue-se criar um relacionamento maior com o cliente, uma vez que se utilizam diferentes canais de comunicação automatizados — essa estratégia de vendas é conhecida como “omnichannel”.
5. Ambiente corporativo integrado
O ambiente empresarial se torna mais integrativo ao utilizar a Tecnologia da Informação e Comunicação, pois existe uma maior facilidade na hora se comunicar, realizar atividades e trocar informações de forma interativa com os funcionários do negócio.
Quais as desvantagens das tecnologias de informação e comunicação?
Anteriormente, citamos que as TICs podem ocasionar maior custo-benefício para algumas empresas. Entretanto, em alguns casos, a implementação de novas tecnologias pode ser um pouco dispendiosa, pois requer mais investimento.
Neste caso, é importante haver um planejamento estratégico para encarar a nova ferramenta na empresa. Assim, é possível otimizar as atividades e conquistar ótimos resultados com ela.
Além desses desafios, as TICs possuem outras desvantagens, como:
● Substituição de função:
Em alguns casos, a implementação dessa estrutura pode ocasionar perda de emprego, uma vez que a tecnologia substitui a função manual, ao automatizar as ferramentas e atividades.
● Espaço para ciberataques:
Essas novas tecnologias podem abrir brechas para os chamados “ataques virtuais” e, nesse caso, é importante contar com uma boa cibersegurança, devido às tantas invasões que empresas têm sofrido nos últimos tempos.
Um dado recente, mostra que o Brasil é o 2º país que mais sofre com ciberataques no globo, de acordo com relatório da Netscout. O crescimento exponencial do TIC fortaleceu os ataques de possível ransomware.
● Treinamento de colaboradores:
A implementação de uma nova tecnologia na empresa, requer que a empresa demande tempo para treinar seus colaboradores e prepará-los para utilizar as novas ferramentas tecnológicas.
Quais são as TICs para empresas?
É importante utilizar ferramentas para a implementação da Tecnologia da Informação e Comunicação nas empresas. No momento, existem diversas soluções no mercado para atender os objetivos e estratégias da organização.
A primeira delas e, talvez, mais popular é o armazenamento em nuvem, que mantém a integridade de dados e informações em segurança. Outra ferramenta possível, são as de segurança de dados para agir instantaneamente nos ataques de hackers.
As redes sociais também são ferramentas tecnológicas de comunicação importantes para qualquer empresa na atualidade. Isso porque é o principal canal para o diálogo entre organização e clientes, por isso, é necessário gerenciar essas redes.
Quais são os impactos da TIC nas empresas?
Se você entendeu bem o que é TIC, percebeu que os impactos para as empresas são grandes, não é mesmo? A Tecnologia da Informação e Comunicação garante diversos benefícios e os principais deles são:
- Diminuição dos gastos;
- Melhora na comunicação entre empresa e clientes;
- Otimização e automação dos processos;
- Mais produtividade para toda equipe.
Perceba, o quão importante essas tecnologias são para as empresas. Além disso, é importante levar em consideração as necessidades do negócio na hora de implantar as TICs.
Quais são as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação?
A sociedade vivenciou muitas coisas durante a pandemia de COVID-19 e as empresas tiveram que aprender a se adaptar diante de situações adversas. Um exemplo disso, foi o uso de tecnologias disruptivas que facilitassem os processos e comunicação remota.
Por isso, confira as principais TICs do mercado:
- Inteligência artificial: está presente em assistentes digitais e possibilita analisar o comportamento do consumidor;
- Edge Computing: esse tipo de tecnologia oferece mais automação nos processos das companhias. Isso promove diminuição dos custos e maior gestão dos dados e informações da empresa;
- Armazenamento em Nuvem: atualmente, as empresas estão dando preferência para as soluções em Nuvem. Isso possibilita que os colaboradores acessem os dados e informações de qualquer lugar.
Gostou do conteúdo? O blog da UPGrade TI está sempre atualizado e traz todas as novidades para você ficar por dentro de tudo sobre Tecnologia da informação!