Atualmente, empresas de diversos segmentos já reconhecem o impacto do serviço de tecnologia da informação. No entanto, outras organizações ainda não priorizam o trabalho técnico e questionam a contratação de profissionais de TI. Por isso, veja nesse artigo as funções dos técnicos e descubra o porquê de contratá-los em sua empresa.
Devido a inúmeras habilidades e benefícios que o serviço proporciona, busque inicialmente entender que tipo de trabalho está sendo procurado. Assim como qualquer outra atividade profissional, na área de TI existem profissionais com diversas especialidades e, portanto, deve ser feita uma avaliação para encontrar técnicos capazes de auxiliar a equipe da empresa.
Mas é importante destacar que, em muitos casos, as firmas preferem contratar um suporte técnico de informática, ao invés de contar com uma equipe interna. Por isso, entenda o impacto deste serviço e conheça seus benefícios para as empresas.
Suporte de TI torna a empresa mais produtiva
Com diversos serviços que podem ser soluções para o empreendimento, o técnico de suporte de informática viabiliza uma melhor infraestrutura do negócio, proporcionando segurança, comunicação e armazenamento de arquivos em nuvem. Os especialistas solucionam problemas técnicos promovendo melhoria dos softwares e hardwares.
Para as empresas, a contratação de uma equipe de TI estabelece a qualidade nas ferramentas e impede futuros prejuízos. Ao promover melhorias, os profissionais são considerados um acerto para as instituições, pois além de criar oportunidades, aumentam a produtividade dos colaboradores e otimizam o serviço.
Mas por que contratar profissionais de TI?
Ao longo dos anos, a tecnologia tornou-se uma grande aliada das empresas, proporcionando para as organizações uma verdadeira transformação digital. Nesse contexto, o mercado profissional se reinventou e passou a contar com o apoio técnico de profissionais para facilitar processos.
Com o passar do tempo, o serviço digital passou a estar presente na geração de valor da empresa, isto é, está vinculado em todas as etapas do trabalho. Hoje, profissionais de TI oferecem serviços inovadores, que contribuem para as estratégias, planejamento das estruturas e na agilidade das demandas tecnológicas.
Além do mais, o serviço possibilita um melhor desempenho da gestão, já que os técnicos otimizam o tempo e evitam atrasos. A colaboração entre o profissional da tecnologia e o negócio, promove ainda um impacto na cultura organizacional da empresa. Isso porque ações internas e externas podem ser feitas através de testes e experimentações.
Com base nesses benefícios, profissionais de TI são responsáveis por estabelecer um melhor funcionamento do negócio, não focando apenas no atendimento ou manutenção das ferramentas. Os especialistas usam o conhecimento para criar soluções e capacitar empresas para o futuro.
Crescimento mesmo em meio crise
Com a chegada do novo coronavírus, o mercado profissional se reinventou promovendo uma verdadeira transformação digital. Mesmo diante de uma crise mundial, empresas de TI permaneceram crescendo no mercado e continuam facilitando processos para as organizações.
Em meio a desafios instaurados pela Covid-19, as empresas criaram novas formas de trabalhar e para lidar com situações adversas contrataram profissionais de tecnologia. No ano de 2020, o mercado de TI cresceu 3,5% no Brasil, segundo um estudo divulgado pela IDC Brazil Semiannual Services Tracker 2020.
A pesquisa ainda apontou que somente naquele ano, as empresas brasileiras investiram R$ 42 bilhões em serviços de tecnologia. Desta forma, houve uma maior demanda para os profissionais de TI. Entre as principais atividades estão: manutenção nos sistemas, assistência técnica, serviço em nuvem, suporte e treinamento da equipe.
Profissionais da área
Praticamente, o mercado de tecnologia da informação é dividido em três setores: infraestrutura, software e banco de dados. Existem ainda outras subdivisões que também agregam resultados para as empresas, portanto, entenda e diferencie as funções dos especialistas.
- Suporte de TI: Os analistas de suporte técnico garantem a estabilidade digital da organização, isto é, promovem melhorias em relação a segurança cibernética, protegem dados e aumentam a produtividade da empresa.
- Equipe interna: Diferente do suporte de TI, que possui um custo mais baixo, a equipe interna também ampara a empresa apresentando soluções rápidas e prevenindo problemas tecnológicos. No entanto, o preço é menos acessível.
- Front-end: É o desenvolvedor capaz de cuidar da parte visual de todas as aplicações dos sites, sendo responsável por integrar os códigos e estruturações necessárias. Prioriza a estética e a experiência do usuário.
- Back-end: É um programador que cuida da aplicação de tudo aquilo que está por trás dos sistemas. O especialista viabiliza a comunicação entre os bancos de dados e o navegador. Além disso, codifica e integra projetos online.
- Full Stack: Profissional responsável por desenvolver todos os projetos juntos, pois domina as duas linguagens (front-end e back-end) de acordo com a sinergia. Na área de TI, o programador tem a capacidade de ser um gestor.
- UX Designer: É um profissional multidisciplinar, que trabalha com uma equipe de TI para proporcionar a melhor experiência e facilidade do usuário em um produto ou serviço. No processo de criação, pensa na usabilidade.
Conclusão
Para empresas de pequeno, médio e grande porte, os profissionais de tecnologia da informação fomentam o crescimento do negócio, pois dominam técnicas que são traduzidas em oportunidades. Portanto, a gestão empresarial precisa valorizar a chegada de técnicos, uma vez que eles não são apenas resolvedores de problemas.
Se no passado, eram classificados como “rapaz da informática”, hoje os profissionais de TI são peças fundamentais que contribuem com atividades decisivas para a empresa. Como foi possível observar neste artigo, o mercado tecnológico evoluiu suscitando analistas de suporte técnico, programadores, desenvolvedores e administradores de redes.
Como benefício, o suporte de TI se destaca ao realizar os atendimentos necessários. Isto é, a organização pode abrir um chamado para os técnicos analisarem o problema reportado, verificando a complexidade da situação e, se for preciso, atender presencialmente.
Desta forma, ter profissionais de TI dedicados ao seu negócio é essencial para executar da melhor maneira possível as atividades ligadas às novas tecnologias. Já que, ao facilitar as tomadas de decisões e proporcionar vantagens competitivas, os especialistas viabilizam para as empresas uma mão de obra qualificada.