Em tempos de transformação digital, todas as empresas precisam investir em serviços de TI. Eles são cada vez mais necessários e podem contribuir significativamente com o desenvolvimento da empresa.
Contudo, há gestores que ainda não conhecem quais são os principais serviços dentro da área de TI e quais são as suas características. Por isso, neste artigo explicaremos em detalhes qual é a importância de contar com esses serviços na sua empresa. Acompanhe!
O que são serviços de TI?
Os serviços de TI são atividades realizadas por empresas especializadas que oferecem soluções dentro da Tecnologia da Informação, o que inclui software, hardware, banco de dados e banco de redes.
Dessa forma, os serviços realizados no setor de TI são divididos em três principais áreas, sendo elas: infraestrutura, software, banco de dados e redes. Cada uma dessas áreas da TI pode trazer soluções para diversos setores da empresa. Veja mais detalhes de cada área a seguir:
Infraestrutura
Essa é a área dos serviços oferecidos por empresas de TI que cuida de cabeamento, manutenção de equipamentos, conserto de notebook, instalação de tecnologias, entre outras aplicações realizadas pelo técnico de informática e outros profissionais de TI.
Software
Nessa outra área dentro dos serviços de TI as atividades estão relacionadas com o desenvolvimento de tecnologias, programação, instalação de softwares, atualização do sistema, segurança da rede e de computadores, instalação de antivírus, análise de desempenho das tecnologias, entre outras atividades.
Banco de dados e redes
Por fim, nesta outra área os serviços realizados na Tecnologia da Informação visam administrar bancos de dados, gerenciar servidores, garantir a segurança do backup em nuvem, oferecer dados para a tomada de decisão, entre outras ações.
Características dos serviços de TI
Como há uma grande quantidade de serviços realizados na área de TI, é importante definir quais são as principais características desses serviços. Nesse caso, há três características principais na realização desses serviços. Confira!
1. Heterogeneidade
A primeira característica desses serviços é que eles são personalizados e customizados para cada cliente. Embora os serviços sejam realizados com o mesmo padrão de qualidade, às necessidades de cada cliente é diferente e as soluções apresentadas precisam atender a essas necessidades.
2. Intangibilidade
Essa característica está relacionada com o que não é palpável, ou seja, tem uma conotação subjetiva. Os serviços de TI possuem essa característica, sendo bem difícil explicar as qualidades das atividades realizadas. No geral, a maioria dos serviços realizados em TI não podem ser vistos de forma direta.
3. Inseparabilidade
Por fim, a terceira característica desses serviços é a inseparabilidade que se aplica à impossibilidade de separar o serviço do prestador que realiza. Portanto, para que o serviço seja realizado adequadamente é fundamental que o prestador do serviço seja capacitado e esteja atualizado para oferecer um bom atendimento.
Indicadores de qualidade dos serviços de TI
Considerando que os serviços de TI são personalizados e não são palpáveis, garantir que a qualidade desses serviços exige a utilização de indicadores. Por isso, trouxemos alguns dos indicadores utilizados para saber a qualidade desses serviços.
Garantia
Um dos principais indicadores para saber se um serviço é bom e confiável é a garantia que ele oferece. Nesse caso, é fundamental que o contratante pesquise sobre o serviço, faça testes e peça recomendações para outras pessoas.
Utilidade
Para que o serviço seja de qualidade ele precisa ser útil. No caso dos serviços de informática, eles são úteis para a maioria das empresas, pois oferecem a possibilidade de reduzir custos, melhorar o desempenho e até aumentar o faturamento. Sabia que a cada 1% investido em tecnologia é possível aumentar em 7% o faturamento da empresa em dois anos? Esse é um exemplo do quanto investir em TI pode ser útil.
Experiência
Outro indicador importante para saber a qualidade dos serviços é a experiência do fornecedor. É fundamental que o contratante pesquise sobre a experiência do fornecedor na prestação de determinados serviços.
Maturidade
Por fim, outro indicador que o contratante precisa ficar atento é sobre a maturidade do setor para que o serviço seja realizado com qualidade. Além de avaliar a empresa prestadora de serviço, a empresa que irá contratar também precisa ter maturidade para que a TI agregue valor para a organização.
Quem são os profissionais de serviço de TI e suas áreas de atuação?
O setor de TI é muito extenso, há inúmeros serviços que podem ser realizados e por isso, há diversos profissionais que podem oferecer os serviços de TI. Dentre os profissionais de TI mais conhecidos na área está o técnico de informática, que é responsável pela manutenção de computadores e da rede. Mas para que você conheça um pouco mais dessas profissões, trouxemos os principais profissionais de serviço de TI. Eles são:
Cientista de dados
Esse é o profissional responsável por analisar dados de forma estratégica para fornecer insights importantes para a organização. Ele cuida de banco de dados, indo desde a segurança das informações, processo de coleta e tratamento, até a análise dos dados.
Profissional de segurança da informação
Outro profissional na área de TI é aquele que lida com a segurança da informação. Ele é responsável por garantir a integridade, disponibilidade e confiabilidade dos dados da empresa.
Profissional do suporte técnico
Esse profissional, que na maioria das vezes é uma equipe de suporte técnico, cuida dos problemas que surgem na TI de uma empresa. Seu principal papel é oferecer soluções rápidas e precisas.
Gestor de TI
O gestor de TI é o líder do setor na empresa, sendo responsável por organizar os serviços, planejar as ações, gerenciar processos e lidar com a equipe de trabalho.
Administrador de redes
Esse profissional atua na área de redes, identificando problemas, aplicando mecanismos de gestão na infraestrutura, otimizando configurações, entre outras soluções de rede.
Administrador de banco de dados
O papel desse profissional é muito simples, ele precisa administrar os bancos de dados da empresa, facilitando o acesso às informações, garantindo a segurança e mantendo a integridade dos dados.
Gestor de qualidade de software
Esse profissional atua na gestão da qualidade dos softwares que são desenvolvidos. É ele que avalia os softwares e identifica as possíveis vulnerabilidades, bugs e outros problemas.
Desenvolvedor de software
O desenvolvedor de software atua no desenvolvimento de tecnologias, podendo ser programação mobile ou para desktop. Seu principal papel é desenvolver softwares que ofereçam soluções.
Técnico de informática
Não tem como não falar do técnico de informática, o profissional mais conhecido na TI. Ele atua na execução de tarefas como manutenção, instalações e outras atividades que podem ter relação com a infraestrutura ou com softwares.
Serviços prestados pela área de TI
Como vimos até aqui, existem muitos profissionais que atuam na área de TI e muitos serviços diferentes. Contudo, selecionamos os serviços mais requisitados por empresas e as características de cada um deles. Acompanhe!
Infraestrutura de TI
Esse é o serviço mais procurado em disparada, pois é o pontapé inicial para as empresas que desejam informatizar seus problemas. Podemos ainda separar esse serviço em três categorias, sendo elas: hardware, software e instalação de redes.
Nessas três categorias os serviços realizados visam garantir o funcionamento dos sistemas, indo desde os equipamentos até a rede. É o serviço inicial da TI, pois consiste em instalar, organizar, estruturar e manter o funcionamento de equipamentos, cabos, redes e bancos de dados.
Suporte técnico
Esse é o serviço que consiste em oferecer suporte especializado de forma rápida e eficiente. O suporte técnico está entre os serviços mais conhecidos em TI, sendo que na maioria das vezes ele ocorre por meio da terceirização.
A equipe responsável por oferecer esse serviço tem o compromisso de auxiliar na configuração de processos, na escolha de ferramentas e a solucionar problemas quando eles aparecem na empresa. Há ainda duas variações desse serviço, o Help Desk e o Service Desk.
Telecomunicações
Outro serviço realizado comumente pelas empresas de TI, como a UPGrade TI, é o de telecomunicações. Neste serviço podemos incluir a instalação planejada com a técnica correta de toda a infraestrutura da rede de telecomunicações.
O serviço consiste em identificar as necessidades da empresa para implementar as soluções de telecomunicações mais adequadas para cada situação, levando em conta fatores como custo-benefício, segurança, disponibilidade e performance dos sistemas.
Segurança
Uma categoria de serviço que também é oferecido pelas empresas de TI é o de segurança. Nesse pacote podemos incluir a instalação de antivírus, análise de vulnerabilidades, monitoramento da segurança dos sistemas, identificação de problemas de segurança, entre outras atividades. O serviço inclui uma varredura completa por todos os sistemas e tecnologias.
Banco de dados
Todas as empresas precisam lidar com banco de dados, considerando que todas elas acabam gerando um grande volume de dados ao longo do funcionamento. Isso inclui dados de fornecedores, colaboradores e clientes, sendo necessário manter-se dentro das exigências da LGPD e garantir a segurança dessas informações.
Nesse caso, o serviço em torno do banco de dados visa armazenar as informações com segurança e manter a integridade dos dados, oferecendo soluções mais viáveis para o armazenamento de dados como o backup em nuvem.
Desenvolvimento e hospedagem de sites
As empresas de TI também oferecem o serviço de desenvolvimento de sites e hospedagem, sendo esse um serviço essencial para as empresas que querem estar presentes no mundo digital. Esse serviço inclui todos os processos para colocar um site no ar, como programação, segurança e conteúdo.
Disaster recovery
Esse é um serviço procurado pelas empresas quando o problema não pôde ser evitado. Traduzido o termo significa “recuperação de desastres”, sendo que a principal finalidade desse serviço é recuperar o funcionamento tecnológico após um desastre.
Desenvolvimento de softwares
Outro serviço comum para as empresas de TI é o desenvolvimento de softwares que atendem a demandas específicas. Seja para mobile ou para sistemas de computadores, as empresas procuram esse serviço de TI para ter softwares específicos para suas necessidades.
Consultoria de TI
O serviço de consultoria de TI é também bastante procurado pelas empresas que querem começar a utilizar sistemas informatizados. Esse serviço consiste em analisar os processos existentes na empresa, bem como a necessidade de incluir novas tecnologias. É uma consultoria completa sobre quais são as melhores soluções de TI para a empresa.
Por que terceirizar serviços de TI?
A terceirização de serviços de TI possibilita ter serviços de qualidade, contar com uma equipe especializada e receber o suporte no momento certo sem a necessidade de contratar profissionais para trabalhar nesse setor dentro da empresa.
Além desses benefícios, veja a seguir alguns motivos para aderir a terceirização dos serviços de TI na sua empresa:
Menos custos
Terceirizar permite reduzir os custos já que sua empresa não precisará contratar profissionais no regime CLT. É importante considerar que ao terceirizar você conta com um time completo de TI para sua empresa com custo menor do que seria contratar todos esses profissionais.
Mais segurança dos dados
Outro motivo para você terceirizar esses serviços é que sua empresa contará com mais segurança dos dados. Os serviços oferecidos por uma empresa especializada possibilitam tornar os dados da sua empresa muito mais seguros.
Aumento da produtividade
Esse é um benefício muito importante ao terceirizar os serviços de TI. O aumento da produtividade ocorre porque há menos momentos de falhas, as chamadas paradas por problemas de funcionamento dos sistemas.
Além disso, as soluções oferecidas pelo setor de TI possibilitam melhorar os processos da empresa e aumentar o desempenho das atividades.
O que a terceirização de serviços de TI envolve?
A terceirização de serviços de TI envolve a externalização de determinadas atividades de TI e também a subcontratação de profissionais para auxiliar no setor de TI da empresa. Portanto, é uma forma da empresa contar com esses serviços sem ter que gerenciá-los ou lidar com a contratação de funcionários para esse setor.
Dessa forma, a empresa pode contratar a terceirização optando por valores fixos de serviços ou até recorrendo eventualmente quando surge uma demanda de TI. Nas duas situações as empresas contam com serviços especializados e profissionais altamente capacitados para lidar com o setor de TI.
Agora que você já conhece quais são os principais serviços de TI e os benefícios da terceirização, conte com a UPGrade TI para ajudar sua empresa com as demandas de TI.