Quem tem um computador já precisou ou precisará algum dia de serviços de informática. Esse equipamento muito útil para diversas tarefas ganhou ainda mais notoriedade com a adesão crescente do home office. Para se ter uma ideia, só nos primeiros três meses de 2021 houve um aumento de 19,7% na venda de computadores, em uma comparação com o ano de 2020.
Mas saiba que esses serviços não se limitam à conserto de computadores e notebooks. Hoje em dia há uma gama enorme de serviços que são oferecidos para pessoas físicas e para empresas. Dentre os serviços mais procurados podemos citar o backup em nuvem, o suporte técnico de TI, a remoção de vírus de computador e a segurança da informação.
Mesmo sendo serviços bastante comuns, muitos gestores e pessoas físicas ainda têm dúvidas sobre quais são os tipos de suporte de informática, como funcionam e como contratar. Por isso, nós da UPGrade TI reunimos todas as informações que você precisa saber neste guia absolutamente completo. Confira!
O que são serviços de informática?
Serviços de informática são um conjunto de ações que visam prevenir e solucionar problemas em computadores e notebooks, redes, banco de dados, software e hardware. Essas ações permitem auxiliar em análises, no gerenciamento de informações e na segurança dos dados coletados e armazenados.
Basicamente, todo serviço que envolve computadores, notebooks, data centers, servidores, entre outras tecnologias da informação, é considerado um serviço de TI ou serviço de informática. Portanto, a resposta para a pergunta o que são serviços de informática é: ações preventivas ou corretivas de problemas relacionados à informática.
Como exemplo dessas ações podemos destacar serviços comuns como manutenção de computadores, até atividades mais complexas como o cabeamento estruturado.
Quais são os tipos de serviços de informática?
Existem muitos tipos de serviços dentro da informática, sendo que cada empresa de prestação de serviços de informática define sua própria tabela. Ainda neste artigo você poderá conferir uma tabela de serviços de informática. Também fizemos uma lista de serviços de informática para que você entenda melhor os tipos que existem, assim como suas principais características.
Os serviços se dividem em duas categorias: os que são realizados para pessoa física e aqueles que são realizados para empresas. Essa divisão de serviços ocorre porque, em cada caso, há um objetivo e abordagem diferente.
A maioria das empresas que realizam esses serviços contam com o suporte técnico tanto para pessoa física quanto para empresas, mas o modo como operam em cada caso varia muito. Por isso, trouxemos os serviços mais comuns realizados, sendo que alguns deles são serviços de informática a domicílio, e os serviços de TI para empresas.
Serviços de informática para pessoa física
A gama de serviços de informática para pessoas físicas cresceu muito. Atualmente 82,7% dos domicílios brasileiros possui acesso à internet, sendo que desse total, 45,1% ocorre por meio de um computador. Os dados foram divulgados em uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019.
Mas é importante considerar que atualmente o número de computadores nas residências do país é ainda maior, considerando que muitas pessoas passaram a utilizar o modelo de trabalho em home office. Portanto, com essa crescente utilização de computadores em casa, os serviços na área de TI voltados para pessoa física também foram adaptados e hoje em dia são muito mais completos.
Veja abaixo uma imagem da pesquisa do IBGE que aponta o percentual da utilização da internet para cada dispositivo em 2018 e 2019.
Como exemplos de serviços mais procurados na área de TI por pessoas físicas estão:
Manutenção de computadores – esse é sem dúvidas o serviço mais procurado por pessoa física na área da informática. A manutenção de computadores é de grande importância quando feita de forma preventiva e de extrema necessidade quando realizada de forma corretiva. Esse serviço visa prevenir e solucionar problemas que podem surgir, tanto em hardware quanto em software.
Suporte em informática – outro serviço muito comum é o de suporte em informática. Esse tipo de serviço pode ser prestado de forma remota, sem a necessidade de uma visita técnica. Pessoas físicas contratam esse serviço para auxiliar em pequenas manutenções de seus computadores, como instalar um antivírus, otimizar o computador, melhorar o desempenho, instalar softwares e até eliminar vírus.
Remoção de vírus – esse também é um serviço muito comum entre aqueles que possuem um computador em casa. Mesmo com as medidas de segurança para evitar que um vírus infecte o PC ou notebook, o vírus pode encontrar uma falha de segurança e infectar todo o sistema. Esse serviço permite eliminar o vírus e recuperar o funcionamento do dispositivo.
Serviços de informática para empresas
Mesmo com uma maior adesão do home office no país, a principal demanda por serviços de informática ainda é de empresas. Afinal de contas, as empresas precisam lidar constantemente com diversos problemas de informática, por isso, precisam de um suporte maior com diferentes soluções.
Os principais serviços de TI para empresas são:
Backup em nuvem – trata-se de um serviço de armazenamento de arquivos em um servidor na nuvem. É um serviço que confere mais segurança da informação, acesso rápido e fácil aos dados armazenados e mais controle para o gestor, que não precisa guardar arquivos em papel.
Suporte técnico de informática – esse é o serviço que consiste em realizar suporte para determinado problema relatado por uma empresa. O suporte técnico pode ser realizado de forma remota ou presencialmente, dependendo do tipo de problema relatado.
Manutenção de rede – empresas precisam frequentemente de manutenção de rede, seja para tornar o acesso à internet dentro da empresa muito mais seguro ou para corrigir problemas comuns, como o mau funcionamento da internet, conexões lentas, entre outras situações que podem ocorrer.
Controle de internet – esse é um serviço que tem forte relação com a segurança da informação dentro da empresa. O controle de internet tem como objetivo garantir que a empresa estabeleça uma conexão segura. Esse serviço também possibilita analisar e gerenciar o acesso à internet na empresa para saber se a política de uso e segurança estão sendo seguidos.
Segurança da informação – outro serviço muito procurado por empresas é o de segurança da informação. O objetivo desse serviço é analisar, planejar, agir e gerenciar tudo que esteja relacionado à segurança de dados da empresa, tornando os processos internos mais seguros, rápidos e eficientes.
Cabeamento estruturado – esse serviço procurado por empresas visa organizar todos os cabos utilizados em conexões de internet e telefonia. Também chamado de rede estruturada, é um serviço de extrema importância, principalmente para empresas que possuem servidores internos ou grandes data centers.
Proteção de rede – é o serviço que permite proteger uma rede com a implantação de um firewall específico para empresas. Dessa forma, é possível proteger a rede utilizada na empresa contra ataques de hackers e de vírus.
Implantação de rede de computadores – empresas que possuem vários computadores em seu escritório procuram pelo serviço de implantação de rede de computadores. Esse serviço tem como objetivo instalar e administrar uma rede de computadores, tendo o cuidado adequado com os cabeamentos, configurações de roteadores, entre outras necessidades.
Manutenção de computadores – assim como a pessoa física precisa de manutenção preventiva e corretiva para computadores, as empresas também procuram por esse serviço. O diferencial, no caso das empresas, está na contratação de suporte técnico por meio da terceirização.
Porque contratar Suporte de TI
O suporte de TI é importante por diversos motivos, sendo que o principal deles é a solução de problemas existentes relacionados à informática. Mas há muitos outros benefícios ao contratar esse tipo de suporte, principalmente para as empresas que precisam constantemente de serviços dessa área. Veja a seguir algumas das maiores vantagens em terceirizar o suporte de TI da sua empresa:
Redução de custos operacionais – essa é uma grande vantagem para qualquer empresa. Terceirizar o suporte de TI contratando diferentes serviços em uma empresa especializada permite reduzir custos, se comparado à contratação de um profissional de TI na sua empresa no modelo CLT.
Padronização da qualidade – algo que você encontrará com facilidade na terceirização desses serviços é a padronização da qualidade. Enquanto que contratando diferentes profissionais para realizar esses serviços para sua empresa você corre o risco de ter um resultado sem padrão, a terceirização possibilita padronizar a qualidade do serviço realizado.
Profissionais qualificados – outra grande vantagem ao terceirizar esses serviços é que sua empresa conta com profissionais qualificados. Dessa forma, é muito mais fácil contar com a experiência e qualificação de um bom profissional em TI.
Serviços com grande qualidade – como há uma grande competitividade entre as empresas que prestam serviços de TI, os serviços oferecidos por elas são de grande qualidade. Assim como os profissionais que trabalham nessas empresas possuem grande qualificação.
Atendimento rápido – por fim, sua empresa também contará com a vantagem de ter um atendimento rápido ao terceirizar esses serviços. Ao contratar uma empresa confiável e segura como a UPGrade TI, você conta com atendimento rápido para solucionar problemas que podem afetar a rotina de trabalho na empresa.
Como funciona o Suporte de TI para empresas
Hoje em dia a maioria das empresas conta com um computador em seu escritório. Essa ferramenta muito útil para diversas tarefas do dia a dia necessita de manutenções, proteções contra vírus, cabeamento adequado, além de outros serviços que são realizados por empresas de TI, como já mencionamos.
Portanto, a procura de empresas por serviços de suporte técnico de TI é grande e recorrente, considerando que há necessidades e vantagens em contar com esses serviços.
Já vimos que é muito mais vantajoso contar com um serviço especializado e profissional feito por uma empresa de TI do que contratar um técnico de informática na empresa no regime CLT.
Sendo assim, o suporte de TI para empresas pode ocorrer de várias formas, por meio da contratação esporádica, quando surge uma determinada necessidade, ou por meio de uma contratação recorrente, quando a empresa contrata um determinado plano que inclui diferentes serviços. Dessa forma, a prestadora de serviço fica responsável por cuidar da TI da empresa.
Dentre os serviços que podem ser contratados no modelo B2B (de empresas para empresas), podemos incluir o suporte de TI remoto e o suporte de TI presencial. Basicamente, empresas que oferecem o suporte de TI presencial precisam estar próximo da empresa para poder realizar o serviço. Já no caso dos serviços remotos não há essa necessidade.
Suporte de TI remoto
O serviço realizado remotamente é muito mais prático, cômodo e fácil, já que o profissional não precisa ir até a empresa para realizar o serviço. Contudo, não é todo tipo de serviço de TI que pode ser realizado de forma remota. Por isso, trouxemos uma lista com os serviços que fazem parte do suporte de TI remoto. Confira:
- Backup em nuvem;
- Desenvolvimento de sites;
- Outsourcing de TI;
- Segurança da informação;
- Suporte técnico remoto;
- Proteção de rede;
- Configuração remota de impressora;
- Instalação e configuração de softwares;
- Formatação;
- Configuração de roteador wifi;
- Manutenção em casos de problemas com lentidão em equipamentos;
- Troubleshooting de servidores;
- Atualização de servidores e PCs;
- Servidor dedicado remoto;
- Gerenciamento de processos de TI;
- Hospedagem de e-mails e sites;
- Monitoramento 24 horas da gestão de TI;
- Remoção de vírus de computador.
Esses são alguns dos serviços mais procurados por empresas que desejam ter um suporte técnico de TI de forma remota.
Suporte de TI presencial
Existem vários serviços de suporte de TI presenciais que são essenciais para um bom funcionamento de informática na empresa. Neste caso, a empresa terceirizada precisa estar próxima da sua empresa para realizar o serviço. Os serviços mais procurados neste caso incluem:
- Manutenção de computadores;
- Manutenção de rede;
- Cabeamento estruturado;
- Wireless corporativo;
- Checkup de TI;
- Projetos de IOT;
- Manutenção preventiva;
- Manutenção corretiva;
- Instalação e gestão de sistema CFTV;
- Administração, monitoramento e gerenciamento de servidores;
- Manutenção de servidores;
- Consultoria de TI;
- Gestão de segurança da informação;
- Instalação de infraestrutura de rede cabeada e wifi;
- Configuração e instalação de dispositivos.
Planos de Suporte de TI
Outro aspecto que diferencia a forma como o serviço é prestado é o tipo de contrato feito com a empresa prestadora de serviço. Os métodos mais comuns incluem planos de suporte de TI, que podem incluir desde serviços remotos a serviços de TI presenciais.
Na UPGrade TI, por exemplo, atendemos de forma presencial as empresas localizadas no Rio de Janeiro. Mas também oferecemos suporte de TI remoto para empresas de todo o país.
Com a contratação de um plano a empresa passa a ter muito mais segurança, confiança e estabilidade em sua área de informática, já que a prestadora de serviços estará sempre gerenciando, analisando e executando ações para garantir todo o funcionamento de TI.
Para empresas, a contratação de planos de suporte de TI é a melhor solução, pois nunca sabemos quando um problema de informática pode surgir. Mas com a contratação do plano de serviços, é possível solucionar qualquer problema com muita facilidade e agilidade.
Como prestar serviços de TI para empresas
Uma dúvida muito recorrente em nossos atendimentos é sobre como prestar serviços de informática para empresas. Como especialistas nessa área, trouxemos algumas informações sobre as atividades que desenvolvemos no nosso dia a dia:
- Suporte técnico especializado;
- Consultoria de TI completa;
- Instalação de softwares para empresas;
- Locação de equipamentos utilizados em escritórios;
- Gestão de dados empresariais;
- Configuração de computadores e redes.
Essas são as principais atividades desenvolvidas por um prestador de serviço. Se você deseja se tornar um prestador de serviço de TI, entre em contato conosco. Quem sabe você não entra para o nosso time!
13 super dicas para escolher o parceiro de TI ideal
Escolher um parceiro de TI pode ser bem difícil para gestores com pouca experiência nesse tipo de serviço. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas super valiosas para escolher o parceiro para cuidar da informática da sua empresa.
Dica 01 – Não leve em consideração somente o preço: No dia a dia, vemos que muitas empresas utilizam o preço como único fator para decidir pela escolha do parceiro de TI.
Entendemos que a análise financeira é extremamente importante, principalmente por que esse tipo de prestação de serviço, principalmente o contrato de suporte técnico em informática não é algo barato.
Um dos fatores que fazem com que as empresas entendam que o preço é um grande diferencial é porque grande parte das prestadoras de serviço de TI não conseguem gerar valor em suas apresentações comerciais, deixando o preço como único critério de desempate na hora da contratação.
Dica 02 – Processos, pessoas e tecnologia são a chave para o sucesso: Ao avaliar o parceiro de TI, pergunte a ele se existem processos documentados para realizar o atendimento, como por exemplo, avaliação dos backups, monitoramento proativo da rede e equipamentos, processos de segurança da informação, gestão de incidentes e problemas, governança de TI, etc.
Esses são alguns dos processos básicos que toda empresa de TI precisa ter para cuidar bem dos seus clientes.
Para apoiar os processos podemos usar a tecnologia a nosso favor, então pergunte ao seu parceiro de TI quais são as ferramentas e softwares utilizados para fazer a gestão do ambiente de TI do cliente, como ferramentas para acesso remoto, software para monitoramento de TI, software para gestão de incidentes e problemas, softwares para abertura de OS, etc.
Dica 03 – Entenda sua demanda de TI: Ao contratar um novo parceiro de TI, esse precisa ser direcionado para as demandas críticas do seu negócio, porém para isso é preciso que o cliente conheça bem quais são as demandas que são chave dentro da empresa para dar direcionamento para o parceiro de TI atuar de forma rápida e eficiente nas primeiras semanas do contrato.
Outro ponto fundamental de conhecer as demandas da empresa é para não adicionar serviços que não são necessários em um primeiro momento do contrato, podendo deixar esse serviço adicional mais para frente, reduzindo assim o valor do contrato.
Dica 04 – Busque referências do fornecedor: Um fator importante para decidir pelo parceiro é conhecer outras empresas atendidas por ele e perguntar sobre sua satisfação. Se esse prestador de serviços de informática já atende outros clientes é bem possível que eles tenham algo a dizer a favor ou contra.
Uma simples ligação ou um e-mail para uma gestão do contrato pode ser suficiente para saber se a empresa prestadora atende bem ou não.
Dica 05 – Conheça a capacidade de implementação: Assim que fechar o contrato de TI você quer que as ações na sua empresa sejam implementadas o mais rápido possível, então solicite ainda na proposta um cronograma de adoção das soluções para os principais problemas que sua empresa tenha e veja se ele atende a suas expectativas.
Lembre-se diferentes empresas podem possuir diferente processos e diferentes tecnologias, por isso os cronogramas podem ser completamente diferentes um dos outros.
Dica 06 – Relacionamento e Customer success: Entregar a área de TI da sua empresa para um parceiro especialista é bem parecido com um casamento, então ter um excelente relacionamento garantirá que essa união seja um sucesso.
Procure referências de como é o relacionamento desse parceiro com outras empresas, perguntas como:
- Com que frequência são apresentados relatórios?
- Existe um gestor de contrato ou customer sucess?
- É Realizado um planejamento de curto, médio e longo prazo?
- Existe um canal formalizado para solicitar ajuda e suporte?
- O fornecedor mantém altos níveis de disponibilidade dos serviços?
Dica 07 – Analise mais de uma empresa: É muito comum o cliente se encantar pelo primeiro prestador de serviços que faz a proposta. Os preços parecem atraentes, o vendedor ou agente comercial foi bem solicito e parece entender do assunto, etc.
Tudo parece muito bom no início, porém é importante avaliar outros prestadores de serviço antes de fechar uma parceria de longo prazo, pois o que é bom pode ficar ainda melhor quando se entende o que outras empresas podem oferecer e é claro negociar para garantir sempre o melhor para sua empresa.
Dica 08 – Foco na segurança da informação: Atualmente muitas empresas possuem diversas brechas de segurança e nem se quer se dão conta disso, mesmo contato com empresas de TI que se dizem especialista no assunto.
Portanto fique de olho nas reais experiências que esse parceiro possua e solicite uma auditoria de segurança da informação apontando vulnerabilidade e soluções.
Dica 09 – Faça testes e solicite amostras do serviço: Apesar de ser comum uma clausula de multa contratual em contratos de TI, você pode solicitar que tenha em contrato uma possibilidade de distrato nos primeiros meses, assim garantindo caso não seja uma boa parceria possa cancelar o contrato de TI sem custos para sua empresa.
Aqui na Upgrade TI por exemplo não existem multas contratuais e o que garante a continuidade dos serviços é a qualidade e o relacionamento.
Dica 10 – Entenda se terá plano de manutenção preventivas agendadas no contrato: As manutenções preventivas são tão ou mais importantes do que as manutenções corretivas, pois são elas que garantem que a produtividade da equipe não será afetada.
É muito comum empresas de TI trabalharem somente quando um ticket é aberto, isso é o que chamamos de empresa de TI reativa. Nesse modelo a empresa não faz manutenções proativas pensando em reduzir a quantidade de problemas que um cliente possua. Sendo assim avalie se o seu prestador de serviços possui processos de manutenção proativa.
Dica 11 – Estabeleça um SLA e métrica de qualidade: Por desconhecimento, muitos clientes acabam não exigindo métricas para acompanhar o SLA e a qualidade do prestador de serviço.
Uma das métrica mais importantes são:
- Tempo médio para atendimento e solução;
- Taxa de reabertura de chamados;
- Percentual de atendimentos resolvidos no primeiro contato;
- Percentual de satisfação dos usuários;
- Quantidade de incidente de segurança da informação, etc.
Dica 12 – Estratégia de negócios: Não basta ser um excelente prestador de serviços de TI se não entender a real necessidade de negócio do cliente. Assim é fundamental que o fornecedor também tenha conhecimentos em estratégia e gestão empresarial, pois é preciso alinhar os objetivos de negócio com a TI.
Um exemplo prático é uma empresa que pensa em expandir para 3 novas filiais em municípios diferentes, porém os servidores não são preparados para acesso remoto, acesso a VPN, não existe redundância e replicação de dados para uma rápida recuperação de desastres, etc.
Dica 13 – Avalie o custo benéfico: Como já falamos nas outras dicas o preço não é a única informação que você precisa levar em consideração na hora de escolher o parceiro de TI. Muitas outras avaliações precisam ser feitas, pois o barato pode sair caro, como diz o ditado popular.
Não é raro encontrarmos clientes com a área de TI totalmente destruída pro empresas e profissionais que não tinham capacidade e qualificação para atender ao que o cliente precisava.
Então muito cuidado na hora de fechar um contrato de TI, pois alguns danos podem ser irreversíveis, como por exemplo uma infecção com o vírus ransonware.
O que é o catálogo de serviços de TI
O catálogo de serviços de TI é um termo bem comum dentro das empresas de informática, pois ele faz parte das boas práticas do ITIL que diz que é fundamental manter atualizado e registrado todos os serviços de TI prestados pela empresa.
O catálogo de serviços de TI não é composto somente pelos serviços ativos, mas também pelos serviços inativos e os que estão aprovados para iniciar, mas ainda não iniciaram.
Nesse sentido conhecer esses principais serviços é muito importante para empresas que querem contratar uma empresa de TI de qualidade.
Lista dos serviços de Informática
Pensando em ajudar empresas que não conhecem muito sobre a prestação de serviços de TI disponibilizamos uma lista dos principais serviços prestados por essas empresas divididas em 3 tipos, serviços de Infraestrutura, serviços de software e Web e serviços de banco de dados.
Serviços de infraestrutura de TI:
- Montagem e manutenção em computadores;
- Suporte helpdesk;
- Suporte aos usuários remotamente;
- Suporte a rede;
- Suporte e configuração a impressora;
- Suporte e configuração de sistema CFTV;
- Suporte e configuração de telefonia;
- Serviço de cabeamento estruturado;
- Avaliação e auditoria de segurança;
- Manutenção e gestão de servidores locais e em nuvem;
- Firewall corporativo e segurança da informação;
- Configuração de rede Wireless.
Serviços de Software e Web
- Desenvolvimento de sistemas;
- Desenvolvimento de aplicativos móveis;
- Desenvolvimento e atualização de sites;
- Auditoria em softwares;
- Automação de sistemas;
- Webdesign;
- Analise e teste de software/sistemas;
- Manutenção de páginas web.
Serviços de banco de dados
- Desenvolvimento de banco de dados;
- Análise de banco de dados;
- Auditoria em banco de dados;
- Migração de banco de dados;
- Monitoramento de banco de dados;
- Planos e estratégias de segurança e DRP, etc.
Como funciona a prestação de serviço de informática para empresas
Cada vez mais as empresas vem contratando prestadores de serviço de TI para administrarem o seu ambiente. Portanto, entender como funciona a prestação de serviços de TI para empresas se tornou fundamental.
O serviço de TI realizado por uma empresa séria e com processos começa antes mesmo do cliente realizar a abertura de um ticket. O monitoramento do ambiente de TI proativo é fundamental para garantir que problemas que podem ser evitados sejam detectados pelos prestador e corrigidos o mais rápido possível.
Nem tudo será detectado pela empresa de TI, então é necessário que o usuário tenha uma forma fácil e rápida para abertura de tickets de atendimento. A maioria das empresas de TI possuem sistema de abertura de OS via WEB e também canais de atendimento via telefone e via chat.
Assim que é registrada a OS pelo cliente, começa a contar o SLA (acordo de nível de serviço) e dentro desse prazo (espera-se que bem antes) o problema ou incidente seja resolvido, porém ele só deve se encerrado quando o usuário solicitante der seu feedback que o problema foi realmente resolvido.
Aqui na UPGrade TI trabalhamos também com sistema que ajudam no processo de solução preditiva. As soluções preditivas ajudam a resolver problemas de forma autônoma logo após serem detectados pela ferramenta da UPGrade TI.
Dessa forma, garantimos que o máximo de problemas sejam resolvidos sem que esse cheguem até o usuário o que aumenta muito o ganho de eficiência operacional do cliente, tendo assim mais produtividade.
Reuniões periódicas também são fundamentais para apresentar relatório e discutir melhorias no ambiente de TI. Essa melhorias devem levar em consideração a estratégia de crescimento do cliente e seus objetivos de negócio.
Conclusão
Como vimos neste artigo, os serviços de informática são de grande importância para pessoa física e para empresas. Mas antes de contratar um serviço deste tipo é importante ter a confiança de contratar uma empresa especializada e séria para te ajudar.
Nós da UPGrade TI realizamos vários serviços de suporte técnico de TI como os que mencionamos neste artigo. Então se você procura uma empresa séria, comprometida e que te ajudará com soluções para seus problemas de informática, escolha a UPGrade TI.
Se ficou alguma dúvida sobre o tema, deixe seu comentário.