Hoje, a terceirização dos setores é uma tendência cada vez mais presente nas organizações. Isto porque, além de gerar economia, proporciona ganhos positivos para a empresa, como o fornecimento de uma mão de obra qualificada por um baixo custo. Devido a alta demanda tecnológica, clientes passaram a procurar empresas de TI em busca de seus serviços de outsourcing.
Em prol da inovação, a liderança das organizações entende que profissionais da tecnologia são fundamentais para facilitar processos. Desta forma, percebe-se que, além do custo-benefício, o outsourcing de TI gera práticas flexíveis para a empresa.
Na era da transformação digital, este serviço garante a diferentes tipos de negócios um conjunto de recursos, que antes somente grandes corporações poderiam ter acesso. Portanto, leia este artigo e descubra as vantagens do outsourcing de TI para a sua empresa.
O que é outsourcing de TI?
Na prática, o outsourcing significa contratar uma equipe especializada para suprir as demandas de uma empresa. Quando falamos em tecnologia, esse serviço está associado ao valor estratégico agregado, isto é, em processos secundários que são importantes, mas que o negócio não tem tempo e conhecimento para se dedicar.
Logo, o outsourcing de TI se responsabiliza em desenvolver soluções tecnológicas para auxiliar no crescimento da empresa. A partir disso, as organizações entendem que há a possibilidade de manter gestores atuando somente no core business (negócio principal), deixando atividades secundárias para a prestadora de serviço.
O alinhamento entre o outsourcing de TI e a empresa contratante provoca melhorias no setor de comunicação, na rede de segurança, armazenamento de dados e otimização de recursos computacionais. Após uma análise detalhada, o suporte técnico oferece vantagens que são compatíveis com os resultados almejados.
Outsourcing Onshore
Focado em oferecer serviços no país de origem, o outsourcing onshore é uma modalidade de trabalho que promove uma melhor comunicação. Ao compartilhar a mesma cultura e idioma de seus clientes, os especialistas podem definir facilmente as tarefas necessárias de acordo com as demandas da empresa.
Por este motivo, o outsourcing onshore garante a qualidade em seus serviços, já que dependendo do ambiente de trabalho, os técnicos podem realizar melhorias presencialmente. Além do mais, existem ainda o outsourcing Nearshore e Offshore, as duas modalidades são boas opções para outros países.
Principais vantagens
À medida que a empresa investe no outsourcing de TI, a execução e o planejamento estratégico do negócio são afetados. Com a evolução das novas tecnologias, este serviço tornou-se reconhecido pelas startups e por diferentes organizações. Por isso, conheça as sete vantagens deste modelo de trabalho e descubra quais são os motivos de estarem fazendo tanto sucesso no mercado.
- Atendimento
Com monitoramento 24 horas, o outsourcing de TI possui um sistema de gerenciamento à distância capaz de estabelecer o controle dos sistemas. Por meio da tecnologia, os profissionais conseguem ter o acesso remoto e também, se for preciso, atendem o chamado presencialmente.
Desta maneira, o atendimento não precisa ser realizado apenas no horário comercial, pois a empresa parte da premissa que problemas podem acontecer a qualquer momento. Para não interromper a produtividade, devemos lembrar que as máquinas e dispositivos necessitam de manutenção, logo existe a possibilidade de solicitar um agendamento programado a fim de manter a estabilidade do negócio.
- Redução de custos
Ao contrário do que as empresas acreditam, a redução de custos não está apenas atrelada ao baixo valor. Uma vez que, ao contratar o serviço, os benefícios vão muito além das questões burocráticas.
Por exemplo, a capacitação dos profissionais, o uso de equipamentos e os recursos de gerenciamento são de responsabilidade da empresa contratada. Logo, há a possibilidade de realizar um melhor planejamento financeiro evitando futuros gastos.
- Gestão centralizada
Para alcançar êxito profissional, as organizações tendem a focar no trabalho primário e acabam deixando de lado outros serviços, que podem ser vistos como diferenciais. Entretanto, com o passar do tempo, foi constatado que a tecnologia agrega valor durante todo o processo de execução e planejamento das tarefas.
Com isso, a gestão passou a investir em serviços de TI com o propósito de facilitar o controle e a comunicação em suas atividades do dia a dia. Atualmente, a liderança organizacional entende que os resultados tecnológicos ajudam o produto ou serviço na hora da tomada de decisão.
- Foco no negócio
Diante dos desafios profissionais e da alta concorrência, as organizações tendem a evitar ao máximo interrupções em seu trabalho. E, por isso, a falta de expertise e a complexidade com problemas tecnológicos não podem impedir os processos de produção. Portanto, as empresas entendem que é preciso migrar essas demandas para especialistas de TI.
De certo, a equipe é capaz de realizar a manutenção e o controle de ferramentas, criando uma infraestrutura adequada ao negócio. Em virtude disso, a liderança da empresa pode focar apenas no negócio deixando de lado situações secundárias.
- Suporte especializado
Ao investir no outsourcing de TI, o cliente passa a contar com um suporte especializado para lidar com diversas situações. Uma vez que a empresa de tecnologia possui um alto nível de habilidade e experiência. Este amadurecimento profissional beneficia as organizações a produzirem estratégias em âmbito corporativo.
A partir de então, as empresas têm como aliados um suporte de TI que ajuda a reduzir a improdutividade dos colaboradores com ferramentas poderosas. Além do mais, os especialistas realizam correções e melhorias em todos os setores da firma.
- Serviço sob demanda
Apesar da proatividade, os técnicos de informática antes de fazerem uma imersão na empresa buscam ouvir os desejos de seus clientes para então executar os seus serviços. As demandas são inúmeras, podem ser desde criar o cabeamento de uma estruturada até organizar quais são as ferramentas produtivas para serem usadas.
- Alta disponibilidade
Preparado para responder às empresas, o outsourcing de TI está a disposição para os clientes em qualquer momento, inclusive quando é preciso instalar imediatamente novos recursos. Na maioria das vezes, pela experiência, os técnicos já possuem uma tecnologia avançada e apenas fazem a liberação do sistema.
A busca por novos caminhos
Como foi possível perceber, o outsourcing de TI é uma ótima solução para os empreendimentos que não querem ter gastos investindo em infraestrutura e equipamentos de tecnologia. Contudo, o serviço provoca uma economia não apenas financeira, pois cada vez mais vem sendo vista como uma aquisição inovadora.
Diante de um cenário instável, a tecnologia – mesmo em meio a crises – vem garantindo com serviços de TI até 50% de satisfação de seus clientes. Como diferencial, o outsourcing fornece recursos que são capazes de diminuir falhas técnicas, riscos de segurança e custos.
No mundo dos negócios, este serviço identifica oportunidades e facilita processos de produção. Seu desempenho funciona bem em qualquer ramo, já que os profissionais estão preparados para suprir as carências tecnológicas. Por fim, o outsourcing de TI centraliza o trabalho das empresas com objetivo de focar em suas atividades principais e, dessa forma, oferece soluções contínuas para obter sucesso no mercado.
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