O suporte de TI oferece uma grande diversidade de serviços para o usuário. Mas quando se trata de um suporte presencial, o Field Service em TI ou “serviço de campo” – como também é conhecido – entra em atividade para ajudar nas soluções.
Esse tipo de serviço de TI proporciona ao usuário um suporte presencial, onde o analista vai até o local e soluciona problemas de alta complexidade em equipamentos que estão apresentando falhas.
O Field Service pode parecer novidade, mas saiba que no ramo da tecnologia ele já é bem antigo e cada dia tem se consolidado mais. A prova disso é que, conforme a Stratistics MRC, o faturamento para a área é de US $4,45 bilhões até o final de 2022.
Por isso, neste artigo nós iremos explicar as vantagens que o Field Service em TI têm a oferecer a sua empresa e quais as diferenças entre ele, service desk e help desk. Vem conferir!
O que é field service em TI?
A tradução de field service em TI para português significa “serviço de campo”. Sua função é gerenciar e executar o serviço diretamente em campo, no lugar onde ocorreu o problema.
Em outras palavras, o técnico ou a equipe vai até o local onde o usuário solicitou o atendimento e soluciona o problema pessoalmente. Isso pode ser através de reparos, instalações, manutenção de algum equipamento ou proteção de cibersegurança.
De forma prática, ao ter um problema no seu computador, por exemplo, você entra em contato com a assistência técnica de informática para solucionar, certo?
Contudo, quando o reparo por telefone não soluciona a situação, eles enviam um técnico até você para realizar o serviço. Ou seja, a ida do técnico até o cliente é justamente o que chamam de field service em TI.
Como funciona o field service?
Uma vez entendido o que é Field service em TI, é importante entender de que forma ele funciona. Primeiramente, antes de o suporte presencial ser acionado, existem dois outros serviços que delimitam sua necessidade, sendo eles: Service Desk e Help Desk.
Desta forma, quando o suporte de TI identifica que não dá para solucionar o problema de forma remota, aciona-se o serviço de campo. Porém, esse modelo de serviço não se limita apenas ao atendimento presencial.
O gerenciamento de Field Service (Field Service Management) envolve desde a gestão do serviço, até agendamento e compartilhamento de informações entre a equipe. Confira quais são as suas principais funções:
- Agendamento e compartimentação dos serviços;
- Distribuição dos serviços conforme as habilidades de cada técnico;
- Recolhimento de dados coletados em campo para as análises;
- Manter o cliente informado a respeito do atendimento;
- Realizar o controle de estoque e verificar a disponibilidade dos produtos.
Diferença entre field service, service desk e help desk
Os serviços de field service, Help Desk e Service Desk são serviços de TI que se complementam e solucionam problemas específicos do setor tecnológico de uma empresa ou de equipamentos residenciais. Confira como funciona a ordem de serviços de suporte TI e suas principais diferenças:
Help Desk
O Help Desk é o primeiro nível de suporte de TI, em tradução literal para português, significa “Central de Ajuda”. Seus serviços são direcionados para a solução de problemas mais comuns e rotineiros no setor de TI, ou seja, problemas considerados de baixa complexidade.
Sua atuação é de forma remota por telefone ou online, acessando a interface do computador do usuário quando ele precisa de ajuda. Se a solicitação de reparo não for solucionada no Help Desk, o atendente direciona ao setor de Service Desk.
Service Desk
No caso do Service Desk, ele é considerado o segundo nível de atendimento do suporte de TI. Suas soluções são mais abrangentes e complexas, bem como, suas ferramentas de
Seu suporte, assim como o Help Desk é realizado remotamente via telefone ou online. Nesta etapa, é definido qual tipo de atendimento é o melhor para resolver o problema do cliente e se será necessário reparo presencial ou remoto.
A equipe de Service Desk possui mais experiência e está mais preparada para problemas complexos e para propor soluções, além de realizar o monitoramento e o gerenciamento dos serviços de TI (ITSM).
Por fim, a principal diferença dos três serviços é que: enquanto o Help Desk resolve aqueles problemas mais simples de informática, o Service Desk atua como uma Consultoria de TI e quando nenhum dos dois consegue solucionar o problema do cliente, o field service é acionado.
5 vantagens de contar com serviço de field service nas empresas
O Field Service em TI oferece várias vantagens para as empresas, desde redução dos custos até mesmo mais satisfação dos clientes. Confira agora os melhores benefícios desse serviço!
1. Redução de gastos
Todo mundo gosta quando o trabalho é bem feito e ainda por cima possibilita redução dos gastos, não é mesmo? Isso porque através do Help e o Service Desk, fica mais fácil identificar quais são os serviços que realmente precisam de um atendimento field service, assim evita-se deslocamentos desnecessários.
2. Soluções rápidas
Um dos maiores benefícios do serviço de campo em TI é o fato das soluções dos problemas serem rápidas. Como o técnico vai até o local, ele só precisa acessar o banco de dados e identificar qual a solicitação. Desta forma, ele consegue resolver o contratempo com mais facilidade e agilidade.
3. Manutenção Preventiva
Como o field service conta com toda uma estrutura de monitoramento de TI, a manutenção preventiva dos sistemas e equipamentos se torna mais otimizada para empresas e negócios, já que eles conseguem acompanhar e até mesmo prever quando um equipamento ou sistema pode apresentar defeito.
4. Diminuição dos danos
Através da manutenção preventiva, é possível diminuir os danos causados através da otimização do hardware e dos sistemas de computador, que passam a ter mais eficiência e menos probabilidade de apresentar problemas. Assim, a empresa evita paradas inesperadas nos serviços da empresa.
5. Satisfação do cliente
O field service ao integrar e automatizar os sistemas de uma empresa, possibilita que os funcionários consigam desenvolver suas atividades de forma mais eficiente. Além disso, esse tipo de serviço se torna mais humanizado, pois oferece uma atenção personalizada.
Por que contratar um serviço field service de TI?
Agora que você já sabe o que é field service, como funciona e quais são suas vantagens, chegou a hora de entender por qual motivo contratar esse tipo de serviço, não é mesmo?
De forma simples e direta, o maior motivo de contratar o field service em TI é o fato de reunir uma equipe de técnicos especialistas prontos para atender sua solicitação. Principalmente, pelo fato da empresa de TI conhecer seus funcionários e saber direcioná-los para cada demanda.
Além disso, outros fatores são importantes na hora da contratação:
- Possibilita sua empresa de focar no core business;
- Otimiza os fluxos de trabalho;
- Realiza a manutenção preventiva;
- Conta com profissionais especialistas;
- Reduz os custos;
- Diminui as falhas.
Como escolher uma empresa de field service em TI?
Os principais aspectos que devem ser levados em consideração antes de escolher uma empresa de field service em TI, são os seguintes:
- Entender o que sua empresa precisa, liste as necessidades e ao procurar o field service em TI, certifique-se que eles atendam essas demandas;
- Procurar empresas de TI que tenham profissionais preparados e com as habilidades certas para atender seu negócio;
- Encontrar uma empresa especializada com uma excelente equipe técnica e pronta para identificar qual o profissional adequado para resolver cada tipo de situação e problemas tecnológicos urgentes dos clientes;
- Escolher um suporte de TI que possibilite você e sua equipe de focar exclusivamente nas demandas estratégicas (core business) para alcançar os objetivos da sua empresa.
Esses aspectos citados são muito importantes na hora de escolher uma empresa de field service em TI que ofereça o atendimento adequado e ofereça crescimento em número para o seu negócio.
Conheça as soluções da UPGrade TI
É muito importante contar com o apoio de uma empresa que seja especialista e esteja preparada para atender qualquer demanda tecnológica importante para o seu negócio.
Uma empresa como a UPGrade TI, dispõe de serviços de assistência técnica de TI gerenciado, que podem aumentar a eficiência em mais de 50%, além de ajudar a reduzir os custos de empresas no setor de TI.
Confira os principais benefícios ao contratar o suporte técnico da UPGrade TI:
- Monitoramento 24h: atendimento ao seu negócio com manutenções proativas, preventivas e corretivas para os equipamentos da sua empresa, tanto de forma remota quanto presencial;
- Serviço Field Service: no surgimento de qualquer problema que demanda o atendimento de um técnico;
- Definição de melhores estratégias: Elaboração de plano estratégico de acordo com o perfil do seu negócio. Isso se inicia em diagnósticos para trazer o melhor plano de segurança, informática e gestão ampla para a sua empresa
- Segurança da Informação: Proteção da sua empresa contra ataques e ameaças cibernéticas com sistema de monitoramento e gerenciamento de alto nível de proteção.
- Gerenciamento de servidores: gerenciamento proativo dos servidores em 24h por dia, 7 dias por semana para manter os equipamentos em funcionamento, monitorados, atualizados e protegidos.
- Rede Estruturada: dispõe das melhores soluções para o usuário com uma rede de cabeamento estruturada, onde a segurança dos dados é prioritária.
Desta forma, sua empresa sempre terá o acompanhamento dos melhores profissionais do mercado, pois através do suporte técnico de TI gerenciado da UPGrade TI, é possível aumentar ainda mais a eficiência e produtividade do seu negócio.
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